Elbio pede introdução de noções básicas sobre direito e educação financeira nas escolas de Sinop

por Maria Helena Benedet/Assessoria Parlamentar — publicado 06/11/2024 17h29, última modificação 06/11/2024 17h29

Preparar as crianças para se tornarem adultos preparados para tomadas de decisões e conscientes sobre o cuidado com a vida financeira. Foi pensando nisso que o vereador Elbio Volkweis (Podemos) apresentou, na Câmara de Sinop, uma indicação que pede a implantação de aulas extracurriculares sobre noções básicas sobre direitos e economia na rede municipal de ensino. O pedido discutido durante a sessão de segunda-feira (4).

Conforme o parlamentar, ensinar os alunos sobre noções básicas de direito e finanças, além de formar cidadãos conscientes sobre seus direitos, deveres e o cuidado com o dinheiro, teremos adultos preparados para enfrentar os problemas do dia a dia. Elbio também ressaltou que a introdução desses temas também contribui para que as crianças desenvolvam o senso crítico e, na vida adulta, estejam preparados nas decisões que terão que tomar.

“A gente sabe o quanto é difícil quando temos que tomar decisões importantes ainda mais quando não temos noção se é o correto a seguir ou não, ainda mais quando o assunto envolve dinheiro”, observou. “Se desde cedo começarmos a mostrar, a ensinar nossas crianças sobre direitos e deveres e como devemos tratar o dinheiro, com certeza, lá na frente, teremos pessoas responsáveis e evitaremos problemas maiores”, acredita. “A gente sabe que muitas escolas já desenvolvem esse trabalho mas é preciso que ele seja tratado com mais atenção e tenha mais conteúdo e espaço durante as aulas”, acrescentou. Disciplinas extracurriculares são aquelas que não fazem parte da matriz curricular, porém, podem ser introduzidas e discutidas em todas as áreas e servem como complemento de aprendizagem.

A indicação foi aprovada pelo plenário e será encaminhada a Secretaria de Educação para que seja avaliada e aplicada.