Elbio sugere mapeamento de pessoas com deficiência para elaboração de políticas públicas

por Maria Helena Benedet/Assessoria Parlamentar — publicado 07/06/2023 18h29, última modificação 07/06/2023 18h29

Assim como acontece em várias cidades do país, Sinop também poderá ter o programa Censo de Inclusão para identificação de crianças e idosos com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. Pelo menos, esse foi um dos pedidos feitos pelo vereador Elbio Volkweis (Patriota), na sessão da Câmara, na última segunda-feira (5). A sugestão foi apresentada por meio de indicação, acompanhado de anteprojeto de lei, que aponta as regras de implantação e funcionamento do censo.

Conforme a proposta, o censo vai mapear o perfil dos pacientes. Dados como tipo de deficiência, idade, sexo, renda, entre outras informações, deverão ser informados no cadastro que poderá ser feito pelo site da Prefeitura ou nos postos de saúde. O objetivo é obter informações precisas e completas sobre pessoas que necessitam de um atendimento diferenciado e, principalmente, desenvolver políticas públicas que atendam as necessidades em áreas específicas.

“Sinop não tem um banco de dados sobre a quantidade de pessoas que tem algum tipo de deficiência, onde elas estão, quanto ganham, suas ocupações, o que necessitam. Então como o município vai desenvolver políticas públicas voltadas para atender as necessidades que essas pessoas têm?”, questionou. “Essas informações servirão de base para que o município inclua de fato esse cidadão no meio social onde ele possa exercer o seu direito pleno de cidadão”, ressaltou.

Elbio também sugeriu que o Executivo crie no quadro de servidores, o cargo de Engenheiro de Segurança do Trabalho. Segundo ele, a criação do cargo, deve resultar em redução de custos com projetos a serem desenvolvidos na área, que poderão ser executados pelo profissional.

As propostas apresentadas pelo vereador passaram pelo crivo da bancada parlamentar e foram aprovadas. Agora serão encaminhadas às Secretarias de Assistência Social e Administração, respectivamente, para serem analisadas e executadas.