Em requerimento, Mário cobra relatório de acidentes de trânsito envolvendo animais domésticos

por José Roberto Gonçalves/Assessoria Parlamentar — publicado 19/04/2023 15h04, última modificação 19/04/2023 15h04

O crescimento de Sinop impacta no aumento do fluxo de veículos, e, por consequência, o número de acidentes se eleva de forma preocupante. Além das colisões envolvendo carros, motos, entre outros, uma preocupação em especial chamou a atenção do vereador Mário Sugizaki (PODEMOS).

Na sessão ordinária desta segunda-feira (17), ele apresentou requerimento solicitando relatório que contenha a quantidade de acidentes de trânsito nos quais há envolvimento de animais domésticos. Entre os dados, a data, o local, o veículo envolvido, a quantidade e o estado das vítimas, no período de janeiro a dezembro de 2022.

Cães e gatos soltos podem provocar acidentes, no quais além do próprio animal, as pessoas também podem ser vítimas. Os motociclistas, principalmente, devido à sua condição de exposição, são normalmente as maiores vítimas”, destacou o vereador.

Aproveitando o gancho, outro requerimento apresentado por Sugizaki pede o relatório de acidentes de trânsito ocorridos ao longo de todo o ano passado. Tais requerimentos foram encaminhados ao prefeito Roberto Dorner e ao secretário Trânsito e Transporte Urbano, Rodrigo Varela.

ESPORTE E SAÚDE

Na mesma sessão, Mário Sugizaki apresentou outros dois requerimentos, um para saúde e outro para educação/esporte, encaminhados, respectivamente, às secretárias Daniela Galhardo e Sandra Donato e ao prefeito.

Um requerimento foi apresentado cobrando informações referentes ao quadro de dentistas que atendem na rede pública de saúde, contendo o nome, lotação e carga horária dos dentistas efetivos e dos seletivos, além de informar se há alguma empresa que presta serviços de odontologia, apresentando nome, lotação e carga horária.

Na área esportiva, a solicitação é sobre a aplicação dos recursos referentes à Lei de Incentivo ao Esporte nos anos de 2021, 2022 e a previsão para 2023, conforme aponta a Lei n° 885/2005.

INDICAÇÕES

Duas indicações, apresentadas pelo parlamentar, foram votadas e aprovadas. A primeira delas aponta a necessidade do conserto de um bueiro na Rua Paulo Alberto Pan, na calçada lateral da EMEB Armando Dias (que fica na Rua Cabo Manoel Agostinho Nascimento, nº 998), localizada no Bairro Boa Esperança.

O objetivo é garantir que esse bueiro, que apresenta a tampa quebrada, venha a ser reparado o quanto antes, pois no estado em que está representa perigo para transeuntes visto que a calçada é usada por moradores, professores e alunos da escola”, descreveu. A indicação foi encaminhada ao prefeito e ao secretário de Obras e Serviços, Remídio Kuntz.

Na segunda indicação, Mário cobra a instalação de redutores de velocidade e de travessia de pedestres em frente à EMEI Sílvia Orthof, localizada na Rua das Cerejeiras, nº 595, Jardim Botânico, além de uma faixa elevada no entroncamento da Avenida Sibipirunas com a Cerejeiras.

Queremos garantir um acesso seguro a professores, pais e crianças que estudam na EMEI, pois no cruzamento da Sibipirunas com a Cerejeiras fica muito complicado e perigoso a travessia no horário de pico, ou seja, ao levar e buscar as crianças os pais ou responsáveis não conseguem fazer o trajeto com segurança. Os veículos trafegam em alta velocidade, dificultando o acesso à escola”, completou. A indicação foi encaminhada ao Gestor Municipal e ao secretário Rodrigo Varela.