Em Sinop, 77% dos eleitores devem ainda realizar revisão do título e cadastramento biométrico

por Suzana Machado/Assessoria Câmara Municipal — publicado 28/07/2017 17h56, última modificação 28/07/2017 17h56
TRE reforça que prazo vai até fevereiro de 2018 e a falta de atualização pode resultar no cancelamento do documento

Cerca de 33%, dos 88.342 eleitores de Sinop (MT), realizaram até o momento a revisão do título eleitoral e o cadastramento biométrico. Durante visita a cidade, na quinta-feira (27), o Corregedor Regional Eleitoral de Mato Grosso, Desembargador Pedro Sakamoto, reforçou que o eleitor deve se programar e não deixar para fazer a atualização no período final do prazo. “Em Sinop, faltam 77% dos eleitores para realizar a atualização. O prazo é até 02 de fevereiro. Após essa data, os títulos que não forem revisados serão cancelados, ou seja, a pessoa fica impedida de votar na próxima eleição, não pode assumir concurso público, entre outros entraves. A biometria também irá servir de base para a futura emissão do documento único de identificação nacional”, destaca o Desembargador.

O eleitor deve agendar seu atendimento pela internet, no portal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso em www.tre-mt.jus.br/eleitor/biometria ou pelo telefone 0800-647-8191.

Para a revisão é necessário à apresentação de documento oficial de identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, dentre outros definidos em lei), comprovante de residência e comprovante de quitação com o serviço militar (apenas para homens com mais de 18 anos que irão requerer a primeira via do título).

O presidente da Câmara de Vereadores, Ademir Bortoli (PMDB), ressalta a importância para o município de que o eleitor não tenha seu título cancelado. “Os eleitores devem ficar atentos ao prazo final da revisão eleitoral. Muitas pessoas não sabem que o número de eleitores de uma cidade também influencia na arrecadação de recursos. Não é somente o eleitor que perde, mas também a cidade. Além disso, a antecipação evita a correria em cima da hora e contribui para o bom fluxo de trabalho também dos servidores dos cartórios eleitorais”, acrescenta o vereador.

O Procurador do município, Marcel Natari, informou que foi feito um Termo de Cooperação com o TRE/MT, no qual a prefeitura cedeu oito servidores para auxiliar nos serviços de revisão eleitoral. “Vamos disponibilizar mais oito servidores ainda, além de centrais de agendamento nos CRAS. Na própria prefeitura já temos uma central que realiza esse serviço também”, afirma Natari.

Participaram da reunião com o Desembargador Pedro Sakamoto, o presidente da Câmara, Ademir Bortoli (PMDB), o vereador Billy Dal Bosco (PR), servidores da Justiça Eleitoral, Procurador do município Marcel Natari e o secretário municipal de governo Jaime Dalastra.