Famílias vítimas da violência no trânsito entregam documento com reivindicações a vereadores

por Suzana Machado/Assessoria Câmara Municipal — publicado 05/06/2017 22h18, última modificação 05/06/2017 22h18

As famílias que participaram da 1ª Caminhada Pela Vida, realizada nesta segunda-feira (05), em Sinop (MT), entregaram aos vereadores, durante a sessão ordinária, documento com reivindicações de melhorias, adequações e mudanças no planejamento do trânsito do município.

Em 2015, a cidade registrou 50 mortes resultantes de acidentes do trânsito. No ano seguinte (2016), esse total passou para 54. Nos primeiros cinco meses de 2017, o município já registra 19 mortes. Os dados colocam Sinop entre as primeiras cidades no ranking estadual de acidentes de trânsito com vítimas fatais.

O documento pontua e pede soluções para determinados pontos de conflito tidos como geradores de acidentes. É apontada a ausência de faixas e travessias elevadas e a adequação das já existentes; necessidade de análise mais precisa de algumas rotatórias em avenidas que não correspondem ao diâmetro coerente para o fluxo de veículos; elaboração de meios para que se estabeleça um controle de velocidade coerente dentro do perímetro urbano; reativação de campanhas educativas; valorização do transporte coletivo, fator que pode diminuir o fluxo de veículos nas vias urbanas; construção de passarelas e viadutos na BR 163, no perímetro urbano; acionamento do plano diretor do município a respeito de ações que possam proporcionar melhor mobilidade e desafogamento de algumas vias; fiscalização para readequação das calçadas no centro e nos bairros, possibilitando a acessibilidade dos pedestres e portadores de necessidades especiais e a análise da evasão do contingente da Secretaria de Trânsito, que tem comprometido a fiscalização e orientação à população.

O organizador da Caminhada, Claudionor dos Santos Lima, que perdeu a cunhada há cerca de 15 dias em um acidente na Avenida dos Tarumãs, afirma que a expectativa é de que a Câmara de Vereadores trate com respeito e atenção as reivindicações e sugestões apresentadas. “O que nós solicitamos não é nada além do que um município com o potencial de Sinop não possa atender. Queremos um trânsito mais seguro. Prevenir que outras famílias derramem as mesmas lágrimas que nós derramamos hoje. Pretendemos conscientizar a população, mas também cobrar o poder público para que possamos ter o nosso direito garantido de ir, vir e viver”, reforça Lima.

O presidente da Câmara, Ademir Bortoli (PMDB), ressalta que a Casa tem feito diversos pedidos a administração pública com relação a melhorias e adequações no trânsito. “Vamos cobrar ainda mais para que o valor oriundo do IPVA, que é revertido ao município, seja aplicado em instalação de novos semáforos no lugar de determinadas rotatórias, construção de passagens elevadas de pedestres e lombadas eletrônicas, entre outras ações. Iremos solicitar do poder executivo um engenheiro para seja feita uma análise e um planejamento que resulte em melhorias e mais segurança no trânsito do município”, afirmou o vereador.