Graciele concede moção de aplauso ao movimento negro de Sinop

por Igor Marangon publicado 17/11/2021 19h42, última modificação 17/11/2021 19h42

Na semana em que se celebra o Dia da Consciência Negra, a vereadora Professora Graciele (PT) homenageou, por meio de Moção de Aplauso, as entidades e coletivos do Movimento Negro de Sinop. 

Por contribuírem de forma significativa para a ampliação das discussões acerca da temática da promoção da igualdade racial no município, receberam a homenagem o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros-Encrespar, A Rede MT-Ubuntu, o Coletivo Negras Mato-Grossenses, o Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso, o Grupo de Capoeira Aruandê, a Central Única das Favelas (CUFA), e os Filhos de São Jorge. 

“Seja por meio de debates e estudos, da defesa dos direitos da população negra, da divulgação da arte e da cultura, pelas práticas religiosa de matriz africana, ou pelas ações sociais que desempenham, essas entidades e movimentos sociais têm grande importância para a cidade de Sinop, pois auxiliam na construção de uma cidade mais diversificada culturalmente, e lutam incansavelmente pela promoção de políticas afirmativas e uma Sinop antirracista”, afirmou a vereadora. 

Com objetivo de promover políticas públicas afirmativas à população negra, estava em pauta na 40ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na terça-feira (16), o Projeto de Lei 061/2021, também de autoria de Graciele, que dispõe sobre a inclusão de artistas e modelos negros nos filmes e peças publicitárias encomendadas pela prefeitura. O projeto foi retirado atendendo o pedido de vistas do vereador Professor Mário (PODE).

Durante a sessão a vereadora requereu ainda ao Executivo o relatório de inspeção de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano e apontou, por meio de Indicação, a necessidade de realizar o conserto ou substituição dos compressores e cadeiras odontológicas da UBS do bairro Jardim Botânico.