Grupo paraguaio confirma instalação de usina de R$ 500 milhões em Sinop

por Luciano André/Assessoria Prefeitura de Sinop — publicado 09/11/2017 16h14, última modificação 09/11/2017 16h14

Foi anunciado na manhã desta quinta-feira (09), a instalação da primeira usina de etanol de milho em solo sinopense. A Indústria Paraguaya de Alcoholes S.A. (INPASA), uma empresa de capital aberto, iniciará as construções a partir do mês de fevereiro de 2018, pretendendo finalizar e colocar em funcionamento em, no máximo, dois anos.

Os investimentos chegarão à R$ 500 milhões e a previsão é de que a obra possa gerar, até, 3 mil empregos (diretos e indiretos). De acordo com o diretor-presidente da INPASA, José Odvar Lopes, a usina, que é a primeira do grupo e do porte a ser instalada no Brasil e em Sinop, por consequência, irá operar com 1,2 a 1,4 milhão litros de álcool por dia, moendo 3 mil toneladas de milho diariamente e 800 mil toneladas a 1 milhão de toneladas ao ano. A produção para alimentar a indústria virá de Sinop e também dos municípios circunvizinhos.

A INPASA admite que a escolha de Sinop para a instalação da indústria foi bastante criteriosa. “Nós fizemos toda uma sondagem de Sinop. Muitas cidades querem nosso investimento, mas Sinop se destacou na logística, crescimento e infraestrutura”, afirmou Lopes.

A prefeita Rosana Martinelli (PR) demonstrou bastante satisfação com a novidade e revelou a grande responsabilidade que o município terá a partir desse momento. “A usina será construída na região do Alto da Glória. Já conversamos com a Odebrecht para que seja construída uma passarela elevada em frente à escola para garantir a segurança dos alunos. O fluxo de caminhões operando durante o ápice da obra pode chegar até a 300 por dia. Queremos que eles façam a parte deles, mas também precisamos fazer a nossa lição de casa”, pontua.

A prefeita revela, também, que a luta para a instalação dessa indústria começou há alguns meses quando o secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Brolese, fez o primeiro contato com os investidores, ainda em fevereiro desse ano.

De acordo com o grupo empresarial, já houve a compra de uma área de 150 hectares no bairro Alto da Glória, onde o empreendimento será instalado. O Poder Executivo encaminhará, ao Legislativo, projeto de concessão de incentivos aos novos investidores.

Presente na reunião e no anúncio da novidade para o município, o presidente da Câmara Municipal de Sinop, Ademir Bortoli (PMDB), disse que a Casa está à inteira disposição para somar com o Executivo e com a população que é a grande merecedora. Ele descontraiu e disse em alusão à geração dos 3 mil empregos previstos pela INPASA: “Nessa cidade, só não prospera quem não quer trabalhar”.

Presente, também, no anúncio dessa obra, estavam os secretários municipais e os vereadores Luciano Chitolina (PSDB), Professora Branca (PR), Joacir Testa (PDT), Maria José da Saúde (PMDB) e Remídio Kuntz (PR).