Hedvaldo insere rodeio e vaquejada como manifestações culturais de Sinop

por Gilson Santos publicado 27/08/2019 17h05, última modificação 28/08/2019 15h49
Hedvaldo insere rodeio e vaquejada como manifestações culturais de Sinop

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

Com apoio dos demais colegas, o vereador Hedvaldo Costa (PR), apresentou na última sessão o Projeto de Lei 075/2019 que promove alterações na Lei 2668/2019 de 11 de janeiro deste ano.

O texto aprovado em primeira votação acrescenta o rodeio e a vaquejada como manifestações culturais do município de Sinop, elevando essas atividades à condição de bens de natureza imaterial, integrantes do patrimônio cultural.

Uma vez alterada a lei estabelece que fica reconhecido o “Team Roping”, laço comprido, três tambores, cinco tambores, rodeio e a vaquejada, bem como as respectivas expressões artísticas e esportivas, como manifestações culturais do Município de Sinop.

O documento também deixa claro que serão aprovados regulamentos específicos para cada atividade esportiva através de suas respectivas associações ou entidades. As regras devem, inclusive, assegurar a proteção e o bem-estar animal, prevendo sanções para o caso de descumprimento.

A matéria ainda deve passar por mais duas votações antes de ir para a sanção da prefeita Rosana Martinelli.

Também de autoria do vereador Hedvaldo, foi aprovada a Indicação 566/2019 que aos secretários Daniel Brolese (Obras) e Roberto Trevisan (Trânsito), indicou a necessidade de construir travessia elevada na Avenida André Maggi, entre a Rua Alfredo Lenz e Rua dos Cambarás, em frente a Igreja da Paz Church no Jardim dos Ipês. A medida visa diminuir a velocidade dos veículos que transitam pelo local, evitando acidentes.