Hedvaldo quer evitar que crianças sejam esquecidas em veículos

por assecom — publicado 30/04/2014 17h35, última modificação 17/12/2014 20h00
Proposta do parlamentar obriga instalação de placas de alerta em estacionamento de empresas.

O crescimento de casos onde crianças são esquecidas dentro dos veículos levou o vereador Hedvaldo Costa (PSB) a criar uma lei que obrigue placas de alerta nos estacionamentos. O projeto que cria a obrigatoriedade dos informativos foi votado e aprovado em primeira e única votação durante a sessão da Câmara, na última segunda-feira (28). 

Conforme o projeto, as placas com orientações sobre a permanência de crianças nos veículos, devem ser instaladas por empresas que disponibilizam estacionamentos para clientes. Conforme o projeto, as placas devem conter a frase “Proteja a vida do seu filho, não o deixe sozinho no interiro do veículo”. Quem descumprir a lei poderá sofrer sanções como multas. 

“Um amigo meu viveu essa situação aqui em Sinop, por sorte nada de grave ocorreu com a criança. Essa situação me fez pensar da necessidade de fazer algo para que isso não venha ocorrer com outras pessoas e algo mais grave possa acontecer. É algo que ninguém está imune de passar e se há como evitar, então vamos fazer e essas placas de alertas podem evitar algo grave”, destacou o parlamentar. 

O projeto agora será encaminhado ao prefeito Juarez Costa para que seja sancionado e vire lei. Caso passe pelo aval do Executivo, a partir de oitavo mês as placas devem ser afixadas nos estacionamentos das empresas. 

Além da proposta, o vereador também apresentou três projetos decretos que concedem títulos de cidadãos sinopenses. As homenagens são para pessoas que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento de Sinop.