IBGE apresenta resultados de censo demográfico aos vereadores

por Igor Marangon/Assessoria Câmara Municipal — publicado 16/06/2023 19h10, última modificação 16/06/2023 19h09

A Câmara Municipal de Sinop recebeu nesta sexta-feira (16) representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em encontro com os vereadores, prefeito e secretários municipais, a equipe apresentou os resultados do Censo Demográfico realizado em 2022.

Os resultados apresentados no encontro são preliminares e possuem como referência a data de 31 de julho de 2022. Os dados definitivos serão divulgados à população em 28 de junho.

Segundo o IBGE, o município de Sinop possui mais de 77 mil domicílios, mais que o dobro apontado no último censo realizado em 2010, quando haviam pouco mais de 38 mil. Os dados democráticos foram coletados em grande maioria de maneira presencial pelos recenseadores que entrevistaram pessoas em 68.495 casas da zona rural e urbana.

Foram apresentados também dados referentes a população de Sinop. O último censo divulgado pelo Instituto em 2010 apontou Sinop com uma população de 113.099. Já a prévia divulgada, revela uma população de 199.968. Um crescimento de 76,80% e 86.869 habitantes em 12 anos.

Os dados demonstram ainda que a média de moradores por domicílio caiu, quando comparado ao último censo. Em 2010, a média era 3,30 pessoas, enquanto em 2022 a média está em 2,86 moradores por domicílio.

Os dados obtidos através do Censo Demográfico são utilizados para calcular a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), levando em consideração a quantidade de habitantes de cada cidade do Brasil. Além disso, as informações fornecidas pelo Censo também abrangem aspectos como frequência escolar, renda, taxa de ocupação, cobertura de coleta de lixo, saneamento básico, disponibilidade de energia pública e acesso à internet. Esses dados são de extrema importância tanto para o governo quanto para organizações do setor não governamental, pois servem como base para a formulação de políticas públicas.

Em Sinop, o IBGE percorreu todos os 371 setores censitários. O levantamento estatístico da população do Brasil, que estava programado para ser concluído em 31 de outubro de 2022, teve seu prazo estendido duas vezes pelo instituto devido à falta de recenseadores.