Ícaro pede divulgação de remédios distribuídos nas Farmácias Regionais

por Gilson Santos publicado 22/08/2019 16h05, última modificação 22/08/2019 18h17
Ícaro pede divulgação de remédios distribuídos nas Farmácias Regionais

Foto: Gilson Carlos

Weslley Mtchaell – Assessoria Gabinete

Após a visita à Farmácia e Posto de Coleta Regional II, localizada no bairro Umuarama II, o vereador Ícaro Francio Severo (PSDB) anotou várias demandas que precisam ser atendidas pelo Poder Executivo. Entre as demandas está a necessidade de ampliar a divulgação dos medicamentos distribuídos nas Farmácias Regionais de Sinop.

Na tarde de ontem (19), durante a 26ª Sessão Ordinária, Ícaro apresentou a Indicação nº 537/2019. O vereador solicita que a relação de medicamentos distribuídos pelas Farmácias Regionais seja divulgada à população, em especial os medicamentos controlados.

“Conforme nos relatou uma servidora, muitos pacientes pensam que as Farmácias Regionais distribuem apenas medicamentos básicos. Porém, vários medicamentos são disponibilizados, incluindo alguns medicamentos controlados que custam caro na rede privada”, comentou Ícaro.

O objetivo do vereador é evitar que pessoas carentes recorram à rede privada, mesmo sem condições financeiras, para comprar medicamentos que já são distribuídos gratuitamente na rede pública.

Ícaro destacou que a Lei Orgânica Municipal determina, no parágrafo primeiro do artigo 87, que a “publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverão ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.

“Ou seja, a Prefeitura de Sinop pode sim realizar esse tipo de divulgação, com o objetivo de informar e orientar a população que busca ter acesso aos medicamentos distribuídos na rede pública”, destacou o vereador.

A indicação, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Sinop, será encaminhada à prefeita Rosana Martinelli (PR), com cópia ao secretário de Saúde, Gerson Danzer.