Indicação do vereador Juventino poderá beneficiar milhares de estudantes de Sinop

por Carol Franco/Assessoria Parlamentar — publicado 23/06/2022 17h48, última modificação 23/06/2022 17h48

Milhares de alunos poderão ser beneficiados em Sinop, com a indicação seguida de anteprojeto de lei requerendo do poder executivo que institua o benefício de meia passagem escolar no transporte coletivo público urbano, do vereador Juventino Silva (PSB) aprovada na 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, no dia 20 de junho.

A meia passagem vai beneficiar estudantes regularmente matriculados desde o ensino fundamental, passando pelo ensino médio, superior, Educação de Jovens e Adultos – EJA até aqueles que frequentam ursos técnicos profissionalizantes. As instituições de ensino poderão ser públicas ou privadas e os alunos apenas precisarão comprovar a matrícula e o endereço em Sinop.

“O poder de compra da sociedade caiu muito e visitei mães que se deslocam com crianças para não faltarem às aulas, e muitas vezes precisam de duas passagens na ida e volta por levarem, os filhos”, ressalta o vereador que também recebeu demanda de alunos de vários bairros do município. Além disso, o parlamentar acredita que a execução da indicação impactará de forma positiva na empresa de transporte público, que poderá melhorar a receita, um fluxo maior de caixa e investir no serviço, o que aumentaria a quantidade de usuários.

Com o aumento da gasolina, da cesta básica que está em média 700 reais no município, a inflação que cria ineficiência na economia, o poder aquisitivo da população diminuiu. Então o apontamento do vereador vem sensibilizar a gestão, o prefeito Roberto Dorner que está sempre aberto ao diálogo e busca meios para atender as demandas, atendendo as solicitações que poderão melhorias para o povo sinopense.

Renata Monteiro, moradora do bairro Jardim das Violetas disse que precisa muito da meia passagem, pois trabalha durante o dia e a noite cursa letras na Universidade do Estado do Mato Grosso – Unemat, “Pego várias conduções e se eu tivesse esse benefício poderia economizar e sobraria dinheiro para outros cursos que quero fazer”, concluiu.

A indicação atende a reivindicação de estudantes, em especial de ensino superior, que enfrentam dificuldades para acessarem as unidades de ensino, em vista o alto custo mensal do transporte público e que impacta no orçamento familiar. O parlamentar também indicou na sessão a necessidade de implantação de sinalização horizontal na Avenida das Sibipirunas, entre as Avenidas dos Pinheiros e Senador dos Pinheiros, respectivamente.

registrado em: