Joaninha propõe a criação da Semana Gastronômica de Sinop

por Gilson Santos publicado 16/04/2019 15h49, última modificação 16/04/2019 15h49
Joaninha propõe a criação da Semana Gastronômica de Sinop

Foto: Gilson Carlos

Klaus Henrique/Assessoria Gabinete

Na Sessão desta segunda-feira (15/04), o vereador Joaninha apresentou um projeto de Lei para a criação da Semana Gastronômica de Sinop. O objetivo do parlamentar é a difusão da culinária e gastronomia sinopense, possibilitando sua promoção tanto em nível estadual quanto nacional. “A Semana Gastronômica poderá se tornar fonte geradora de receita e assim aquecer o comércio e a economia do município como um tudo, a exemplo de outros eventos gastronômicos já existentes, promovendo consequentemente também o turismo local”, destacou Joaninha.

Ainda segundo ele, “A Semana busca resgatar a evolução dos pratos típicos, a partir da colonização do município, observando seu constante desenvolvimento e a incorporação das diversas culturas que compõe a população sinopense.  Objetiva-se promover manifestações culturais relacionadas à gastronomina, fortalecendo especialmente pratos típicos da culinária local e regional, além da valorização de estudos acadêmicos de cunho científico desenvolvidos no Município de Sinop, que versem sobre gastronomia, em suas variadas vertentes”, justificou.

Pela proposta, a Semana realizar-se-á anualmente do dia 13 a 20 de maio, uma vez que a data foi definida em 1.999 pela Associação Brasileira da Alta Gastronomia (ABAGA), como sendo o Dia Nacional do Chefe de Cozinha. No contexto local, a data busca prestigiar e reconhecer o trabalho dos profissionais do segmento, bem como estimular a capacitação técnica dos mesmos, visando inserção no mercado de trabalho e também estimular a realização de estudos de cunho cultural, que tratem da culinária e gastronomia sinopense.

O projeto passará agora por análise junto às Comissões competentes e posteriormente irá a votação.

INDICAÇÕES: Joaninha apresentou indicações propondo melhorias para o trânsito e avanços na educação.

Para o trânsito, solicitou que as secretarias de Obras e Trânsito realizem a construção de estacionamento para veículos no canteiro central da Avenida das Palmeiras, em frente à EMEI São Francisco de Assis.

“A construção do estacionamento em frente à creche objetiva garantir maior segurança e comodidade aos professores, estudantes e seus familiares, no acesso à unidade educacional, principalmente nos horários de início e término das aulas”, justificou

Joaninha também já solicitou a construção de uma faixa elevada em frente a unidade educacional.

Para a educação, apresentou Anteprojeto de Lei desenvolvido em conjunto com o vereador Joacir Testa, pedindo a inclusão da disciplina Empreendedorismo na grade escolar da rede municipal de ensino.

“O objetivo essencial é inserir os alunos em uma cultura empreendedora, a partir do conceito de sustentabilidade e crescimento, estimulando a descoberta de vocações e a criatividade por meio de técnicas motivacionais que auxiliem no desenvolvimento de capacidades e habilidades individuais e coletivas”, justificou.

As proposituras foram encaminhadas ao Poder Executivo.

registrado em: ,