Joaninha propõe política de incentivo a Startups e aulas de robótica

por Gilson Santos publicado 17/10/2019 09h00, última modificação 16/10/2019 17h23
Joaninha propõe política de incentivo a Startups e aulas de robótica

Foto: Gilson Carlos

Klaus Henrique - Assessoria Gabinete

O vereador Joaninha apresentou na Sessão desta semana, a proposta de uma política de incentivo a Startups (empresas de caráter inovador e que visam aperfeiçoar sistemas, métodos ou modelos de negócios, de produção, de serviços ou de produtos) desenvolvidas em Sinop. Para tal, o parlamentar desenvolveu um anteprojeto de lei para a criação da política de estímulo, incentivo e promoção ao desenvolvimento econômico de Startups por meio de incentivo fiscal.

“Essa proposta tem por objetivo incentivar o empreendedorismo de jovens, fomentando o desenvolvimento de Starups no município, traduzindo-se em uma “Lei de Incentivo às Startups”, na medida em que visa conceder incentivos fiscais para pessoas físicas e jurídicas em contrapartida ao subsídio de propostas de Startups desenvolvidas aqui. Essas iniciativas [Startups] estão associadas principalmente à tecnologia, especialmente no âmbito digital, e são propulsoras para o ingresso de jovens no mercado de trabalho, seja empreendendo de forma autônoma ou por meio de associação para o desenvolvimento de seu respectivo produto ou serviço, por isso o apoio do poder público é fundamental”, explicou Joaninha.

Pelo projeto, o incentivo aos apoiadores se dará por meio de abatimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e abatimento parcial do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). A proposta foi encaminhada à Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, que passa a analisar a matéria.

Em outra indicação, Joaninha pede que a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura inclua aulas de robótica na rede municipal. Conforme a proposta, as aulas de robótica objetivam estimular a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos, a resolução de problemas, bem como o trabalho e o desenvolvimento de projetos em equipe, caracterizando-se em uma oportunidade para que os estudantes vivenciem na prática conceitos verificados nas disciplinas. O parlamentar também destaca a importância em se realizar uma Feira Tecnológica entre as escolas municipais, promovendo a troca de conhecimento entre os estudantes.

registrado em: ,