Joaninha quer estimular práticas ecológicas e manter áreas verdes

por Klaus Henrique Santos/Assessoria do Gabinete — publicado 14/11/2018 13h45, última modificação 27/11/2018 14h52
Joaninha quer estimular práticas ecológicas e manter áreas verdes

Foto: Gilson Carlos

As indicações apresentadas pelo vereador Joaninha na Sessão de segunda-feira (12) da Câmara Municipal de Sinop, foram direcionadas para estimular a manutenção de áreas verdes em Sinop. Em uma das propostas, Joaninha pede que a Secretaria de Obras realize o plantio de grama em rotatórias e áreas verdes que não estejam ocupadas.

“A medida contribuirá para a utilização desses espaços pela população, além de evitar que residências e comércios localizados nas imediações sejam prejudicados com o acúmulo de poeira durante o período de estiagem ou com o surgimento de insetos e outros animais peçonhentos durante o período chuvoso, em decorrência do acúmulo de águas e de materiais depositados irregularmente nesses pontos”, justificou.

Na outra indicação, o vereador propôs a criação do “Programa de Estímulo à Proteção e Recuperação Ecológica”, que consiste no fomento de medidas sustentáveis, visando proteger e recuperar áreas passíveis de ajardinamento tendo como contrapartida aos munícipes, benefícios tributários. Nesse contexto, os espaços passíveis de ajardinamento compreendem as áreas de calçadas e os canteiros centrais de avenidas, que corresponderem aos limites frontais e laterais dos imóveis. As ações consistirão no plantio de gramas e árvores. Para aplicação da proposta, a Prefeitura Municipal estabelecerá benefícios tributários aos munícipes que aderirem ao Programa, concedendo-lhes, redução do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

Ambas as indicações foram encaminhadas ao Poder Executivo, que passa a analisar a possibilidade de aplicação.