Juiz do fórum de Sinop fala aos vereadores sobre implantação da Entrância Especial

por assecom — publicado 10/04/2015 18h00, última modificação 13/04/2015 21h00

O presidente da Câmara, Mauro Garcia (PMDB), e os demais vereadores, participaram nesta sexta-feira (10-04) à tarde, no auditório do Fórum em Sinop, de uma reunião convocada pelo juiz diretor Mario Machado.

Na pauta, o magistrado falou aos parlamentares da modernização que está sendo feita na Comarca.

O Fórum de Sinop foi elevado de 3ª Entrância, para Entrância Especial, em dezembro do ano passado. Sinop é a quarta cidade a ser elevada a este grau no estado, além de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

Segundo o juiz, mais juízes e servidores serão nomeados, dando maior eficiência ao poder judiciário, o que traz mais agilidade para a comunidade.

“É dever do poder judiciária, estar em sintonia com os demais poderes constituídos e Sinop precisa deste diálogo. Nos últimos anos não aconteceu isso, ficando limitado entre o judiciário e o executivo. Mas a sociedade sinopense precisa que todos falem a mesma língua para o crescimento e, o Legislativo é peça importante nisso”, comentou Mário.

A reunião durou mais de uma hora e o magistrado expôs aos vereadores a forma que está conduzindo os trabalhos. Ele mostrou preocupação quanto a estrutura física atual do fórum e, com a chegada de mais gente, não há como acomodar todos. A saída é construir novas salas, porém não existem recursos para estes fins. A saída, segundo Mário, é buscar parcerias.

Os vereadores se mostraram parceiros em ajudar. O presidente Mauro Garcia sugeriu, em nome de todos os vereadores, que a Câmara possa destinar algum recurso ainda este ano, para ajudar nas obras, se vierem a acontecer.

“Teríamos meios, se todos concordarem, de destinar um valor para o Judiciário, sabendo da necessidade. Vamos devolver valores ao executivo e poderíamos sugerir, que parte dos valores sejam investidos nas melhorias do fórum”, justificou Mauro.

Machado alegou que até um novo terreno já foi sondado para construção de um novo fórum, porém não há previsão de recursos, então a saída de imediato será aumentar a estrutura do prédio já existente e colocando as novas varas para trabalhar imediatamente.

“Com mais Varas, podemos agilizar as ações. As Varas da Infância e da Juventude, do Narcotráfico, por exemplo, terão mais estrutura, justamente para que o trabalho flua, melhorando o serviço prestado a comuniEncontro no Fórum Maurodade”, finalizou.

Encontro vereadores no Fórum