Justiça Eleitoral de Sinop convoca eleitores para cadastramento biométrico

por Suzana Machado publicado 10/03/2017 14h03, última modificação 10/03/2017 14h03
Quem não realizar a revisão até fevereiro de 2018 terá o título cancelado

Os vereadores da Câmara Municipal de Sinop (MT) se reuniram com os juízes eleitorais Mirko Vincenzo Gianotte e Tiago Souza Nogueira de Abreu para discutir sugestões e ações que reforcem a divulgação da revisão do eleitorado com cadastramento biométrico no município. Os eleitores têm até 02 de fevereiro de 2018 para a atualização, após essa data, os títulos que não foram revisados serão cancelados.
O eleitor deve agendar seu atendimento pela internet, no portal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso (http://www.tre-mt.jus.br/eleitor/biometria) ou pelo telefone 0800-647-8191. Uma das preocupações do TRE é com o agendamento dos eleitores carentes, dos quais muitos não têm acesso principalmente à internet, como destaca o juiz Mirko Vincenzo Gianotte. “É importante que busquemos formas de contribuir com a divulgação e conscientização do eleitor com relação à revisão eleitoral. Nosso intuito é também, por meio de parcerias, facilitar o acesso aos agendamentos”, afirma Gianotte.
Entre as sugestões apontadas pelos magistrados e vereadores está o trabalho de conscientização nas escolas. “Além de terem muita vontade cívica, as crianças são excelentes multiplicadores de informação, que podem replicar esses dados aos pais e inclusive cobrar e relembrar constantemente os mesmos”, observa o juiz.
Outra opção citada foi a possibilidade de uma parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), como informa o presidente da Câmara, Ademir Bortoli. “Os assistentes sociais estão em contato com os moradores constantemente e podem ser também multiplicadores nessa conscientização. Os CRAS ainda podem ser um ponto de apoio para que as pessoas mais carentes tenham acesso à internet ou telefone para fazerem seus agendamentos, contando também com uma pessoa do TRE ou um funcionário com a capacitação necessária para orientá-las nesse processo”, acrescenta Bortoli.
Faculdades, instituições e secretarias do município também foram cogitadas como possíveis pontos de apoio. “O agendamento é uma forma de proporcionar mais comodidade ao eleitor, uma vez que ele será atendido naquele horário marcado. As pessoas que se dirigirem ao TRE de Sinop sem estarem agendadas vão ter que ficar aguardando por um espaço na agenda dos atendentes, o que pode demorar horas por um encaixe, uma vez que a prioridade são os agendamentos”, esclarece Gianotte.
O eleitor deve realizar o cadastramento da biometria em sua zona eleitoral. Em Sinop, o horário de atendimento é das 08h às 17h30. Cada atendimento agendado dura em média 15 minutos.
De acordo com o TRE todos os eleitores devem ser submetidos à revisão do eleitorado, inclusive aqueles que não possuem mais a obrigatoriedade de voto. “O eleitor também deve ficar atento aos documentos exigidos, como por exemplo, o comprovante de endereço, o qual tem que provar que a pessoa reside no mínimo há 90 dias no município”, ressalta o juiz.