Leonardo Visera cobra remoção do lixo da Estrada Ana

por Roneir Correa de Menezes publicado 19/09/2019 13h00, última modificação 18/09/2019 15h37
Leonardo Visera cobra remoção do lixo da Estrada Ana

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

Em atendimento a pedido de moradores, o vice-presidente, vereador Leonardo Visera (PP), cobrou da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos a limpeza do lixo acumulado às margens da Estrada Ana. A cobrança foi feita durante a 30ª Sessão Ordinária, realizada na última segunda-feira (16).

O acúmulo de lixo às margens da estrada tem preocupado o parlamentar, que encaminhou o pedido através da indicação 622/2019. Nela, ele indica os problemas gerados tanto na seca, como no período chuvoso que se aproxima.

“O acúmulo de lixo nas laterais da via é enorme, além de ser ponto de proliferação de roedores e insetos, existe o risco de fogo. No período chuvoso, esses materiais são levados para o sistema de escoamento, causando entupimento, além de parte ser despejado nos rios”, explicou ele.

Visera também encaminhou a indicação 621/2019 à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos, pedindo a desobstrução do canteiro central para passagem da faixa de pedestre em frente à Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) José Reinaldo de Oliveira, no barro Menino Jesus.

“Durante visita in loco, observamos a necessidade de liberar a passagem do canteiro central no trecho onde há faixa de pedestre. Para a travessia da avenida os pedestres têm que desviar de árvores que estão plantadas inadequadamente, pois elas encontram-se no meio do trajeto da faixa”, comentou.

Além desse, o parlamentar ainda reivindicou, na mesma matéria, a construção de uma faixa elevada em frente à unidade. O objetivo é proporcionar maior “segurança aos alunos e pedestres que utilizam desse instrumento de trânsito para atravessar o referido logradouro. A travessia elevada tem poder de controlar a velocidade dos veículos, contribuindo com a organização do fluxo”, finalizou.

Cinco Projetos de Lei (PL) de autoria do vereador foram aprovados em primeira e única votação, por unanimidade e aguardam sanção do Executivo. Todos eles dão nome a alguns logradouros do loteamento Residencial San Martini. Vejamos:

• PL 101/2019 – dá nome de “Rua 07 de Abril” à atual Rua Projetada 04;
  • PL 102/2019 – dá nome de “Rua 14 de Junho” à atual Rua Projetada 13;
  • PL 103/2019 – dá nome de “Avenida 11 de Outubro” à atual Avenida Projetada 12;
  • PL 104/2019 – dá nome de “Rua 18 de Abril” à atual Rua Projetada 05;
  • PL 105/2019 – dá nome de “Rua 13 de Outubro” à atual Rua Projetada 09.

Juntamente com os vereadores Luciano Chitolina (PSDB) e Maria José da Saúde (MDB), Visera homenageou o servidor público Francisco da Silva Alencar, concedendo-lhe o Título de Cidadão Sinopense. Ele é garçom da Câmara Municipal há 15 anos.

O motivo da homenagem é em reconhecimento do Poder Legislativo pelos serviços sociais prestados por ele no município, principalmente em causas humildes.

“Em 2004 montou o Buffet Frindes, com o qual tem realizado centenas de ações sociais: já fez mais de 200 jantares e almoços para ajudar pessoas que precisam de cirurgias, além de sempre ajudar as entidades Lions Club, Refeccs, Hospital do Amor, Comunidade São Cristóvão, Assembleia de Deus e APAE, doando sua mão de obra em jantares e almoços beneficentes”, diz parte da justificativa.

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 023/2019 foi aprovado por unanimidade e deve ser promulgado esta semana pelo presidente da Câmara Municipal.