Luciano Chitolina cria projeto para incentivar plantio de árvores em Sinop

por Assessoria Câmara Sinop — publicado 20/09/2017 14h17, última modificação 20/09/2017 14h17

O vereador Luciano Chitolina (PSDB) teve um Projeto de Lei aprovado, em primeira e única votação, para criar uma campanha ordinária de incentivo á arborização em Sinop. A propositura foi apreciada na última sessão da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (18) e encaminhada para sanção do Poder Executivo.

A redação do projeto diz que a prefeitura deverá disponibilizar, gratuitamente, mudas de árvores nativas e plantas ornamentais ao munícipe que esteja interessado em arborizar calçada, jardim de recuo residencial, ruas, praças e jardins. Em contrapartida, o morador deve respeitar as regras para o plantio e ficar responsável pela manutenção do que plantar.

Além da disponibilidade permanente, o projeto cria do dia D da campanha, sendo 21 de setembro, quando comemora-se o Dia da Árvore. A proposta de Chitolina é que a campanha se estenda até o final do mês, quando tradicionalmente é realizado o Simpósio Regional de Arborização Urbana.

A campanha deverá atingir crianças em idade escolar, que assistirão palestras, visitarão o viveiro de mudas e depois desenvolverão redações e desenhos relacionados ao tema. “A arborização urbana promove uma série de benefícios à sociedade, como a valorização imobiliária, redução do sol direto, maior conforto térmico, aumento na umidade relativa do ar, atenuação sonora e proteção no início da época de chuvas”, justificou o parlamentar.

Além do Projeto de Lei, Chitolina apresentou duas indicações pedindo o patrolamento das estradas e travessões da Gleba Mercedes V e poda nas árvores do redondo K1.