Manifesto pró Hospital Regional de Sinop reúne cerca de 300 pessoas

por Suzana Machado/Assessoria Câmara de Sinop — publicado 03/10/2017 19h57, última modificação 03/10/2017 19h57
Ações e cobranças serão contínuas até que o governo do estado realize os repasses a unidade

Colaboradores do Hospital Regional de Sinop, representantes de entidades, vereadores, secretários municipais, empresários e moradores participaram, nesta terça-feira (03), da manifestação que bloqueou por cerca de uma hora a BR 163, no Km 821, no bairro Alto da Glória. Segundo dados da Rota do Oeste, o congestionamento registrado na pista norte foi de 1,5 quilômetros e na pista sul, de aproximadamente 2 quilômetros.

Em torno de 300 pessoas manifestaram sua insatisfação com o descaso vivenciado pelo setor de Saúde em Sinop, sobretudo pela situação em que se encontra o Hospital Regional devido a falta de repasses do governo do estado na ordem de R$ 28 milhões, o que gerou paralisação dos atendimentos nos setores de emergência e urgência pediátrica, além do atraso de dois meses no pagamento dos funcionários (que estão há cerca de um ano sem receber o vale refeição), atraso de quatro meses no pagamento dos médicos, falta de medicamentos e materiais de trabalho como seringas, agulhas entre outros insumos.

O diretor financeiro da Fundação de Saúde Comunitária de Sinop, Heller Paulinelli Chaves, reforça que o momento é crítico e que diante da dívida que o estado possui com o Hospital, num primeiro momento, seria necessário um repasse de R$ 9 milhões para se começar a normalizar a situação. “Falta medicação, material, alimentos e não estamos falando somente da parte material, mas toda a nossa estrutura humana está com atrasos salariais. Além disso, equipes foram desmontadas, como, por exemplo, do setor de pediatria. Então teremos também que formar novamente essas equipes. Mas a primeira etapa para colocar as atividades em dia é, com certeza, o pagamento do recurso”, enfatiza Chaves.

A prefeita Rosana Martinelli (PR) destacou que o manifesto é uma forma de sensibilizar o governador Pedro Taques (PSDB) para que as pendências sejam sanadas e que o governo do estado olhe para as cidades do interior. “Estamos fazendo o que é dever do estado. O município não tem condições de continuar tratando os casos de urgência e emergência dessa forma. Gastamos 35% da nossa arrecadação com a Saúde e gostaríamos que o governador também investisse no setor com prioridade. Vamos aguardar até esta quarta-feira (04), se não obtivermos nenhum retorno do governo iremos retomar as cobranças, incluindo novamente manifestações como essa e outras ações”, informou Rosana.

O presidente da Câmara Municipal, Ademir Bortoli (PMDB), reforçou que se houver uma negativa do governo do estado, vereadores de Sinop e da região se mobilizarão para ir até Cuiabá. “É inadmissível que um governo que gasta R$ 78 milhões em mídia não tenha R$ 28 milhões para destinar à Saúde. Vidas estão em jogo. Saúde tem que ser prioridade. Se for necessário iremos acampar no Palácio Paiaguás até que o governador nos atenda e esta situação caótica e triste do Hospital Regional seja solucionada”, complementou o vereador.