Maria José cobra Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio

por Roneir Correa de Menezes publicado 12/02/2020 20h04, última modificação 12/02/2020 20h04
Maria José cobra Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

 

A proposta foi apresentada por meio da Indicação 014/2020 na sessão da última segunda-feira (10) acompanhada de anteprojeto.

Segundo o documento, fica instituído o "Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio e de Promoção do Direito ao acesso a Saúde Mental entre Crianças e Adolescentes", no âmbito do município de Sinop.

A ideia da vereadora é que o programa amplie a conscientização sobre o tema, capacitando os cidadãos para identificar sintomas presentes entre jovens e adolescentes, além de garantir o direito ao acompanhamento e a prevenção de quadros de sofrimento ou transtorno psíquico que possam conduzir ao suicídio.

Uma vez que tenha sido criado, o programa deverá ser desenvolvido pela secretaria de Saúde com atuações em espaços como escolas, cursos técnicos, universidades e serviços de acolhimento institucional, podendo ser estendido para outros locais de estudo, trabalho, moradia e socialização.

Para que tenha a maior abrangência possível, a secretaria de Saúde poderá firmar parcerias com instituições públicas de ensino fundamental, médio, técnico ou superior bem como realizar ações em instituições particulares do mesmo perfil.

Entre as ações possíveis estão a realização de palestras, discuss6es, rodas e eventos com especialistas que abordem o tema, assim como a distribuição de informações por meio de folhetos, cartazes e serviços para atendimento psicológico e psiquiátrico na rede pública de saúde.

A proposta recebeu aval positivo de todos os vereadores.

Na mesma sessão também foi aprovada a Indicação 015/2020 pedindo ao secretário de Trânsito e Transportes Urbanos, Roberto Trevisan, a instalação de placas de identificação e de orientação de destino contendo informações com o nome dos bairros, farmácias, hospitais, postos de saúde e órgãos públicos.