Maria José consegue aprovação de projeto que cria dia do Coroinha

por Roneir Correa de Menezes publicado 04/12/2019 15h05, última modificação 03/12/2019 18h37
Maria José consegue aprovação de projeto que cria dia do Coroinha

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

O Projeto de Lei (PL) 138/2019, de autoria da vereadora Maria José da Saúde (MDB), foi aprovado por unanimidade em primeira e única votação, durante a 41ª Sessão Ordinária realizada na tarde desta segunda-feira (02).

Além dos coroinhas, o projeto homenageia também os acólitos, cerimoniários e missionários da Igreja Católica. Segundo a matéria, o evento será comemorado no dia 15 do mês de agosto em alusão e homenagem a São Tarcísio, o jovem romano dos primeiros séculos da era cristã.

Segundo a Igreja Católica, Tarcísio era um adolescente de 12 anos, acólito do Papa Xisto II e que teria falecido em função de uma missão recebida, que era de entregar hóstias sagradas aos cristãos presos. Em reconhecimento ao esforço do jovem cristão, a igreja comemora o dia do coroinha no dia 15 de agosto.

“Desta forma, a data é de grande importância para a comunidade católica tendo em vista o relevante papel que os coroinhas e acólitos exercem em favor da igreja e da missão eucarística, devendo, portanto, serem homenageados”, diz parte da matéria.

A  matéria será sancionada nos próximos dias pela chefe o Poder Executivo e a data inserida no Calendário Oficial de Eventos do Município.

Além dessa matéria, Maria José ainda teve duas indicações aprovadas por unanimidade. Na de nº 854/2019 cobrou da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos a construção de redutor de velocidade nos cruzamentos das ruas dos Xaxins com Otávio Pereira Lima, Manoel Agostinho do Nascimento e Padre Antonio Haidler, no Jardim Novo Estado.

Na de número 855/2019, cobrou da mesma pasta, a substituição de lâmpadas queimadas da Estrada Elizabete Travessão II, localizada na Chácara Talismã.