Maria José cria campanha de conscientização da violência contra idoso

por Roneir Correa de Menezes publicado 22/08/2019 16h40, última modificação 21/08/2019 18h10
 Maria José cria campanha de conscientização da violência contra idoso

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

Na última segunda-feira (19), durante a 26ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop, o Projeto de Lei (PL) 077/2019, de autoria da vereadora Maria José da Saúde (MDB), foi aprovado em terceira e última votação, por todos os parlamentares e segue para sanção do chefe do Executivo.

O projeto elege o mês de setembro e adota a cor violeta, para promoção de eventos e campanhas que conscientizem a população sobre a violência contra a pessoa idosa. O evento será incluído no Calendário Oficial de Eventos de Sinop.

A redação ainda prevê que a campanha será desenvolvida em unidades públicas municipais de educação e de saúde, por meio de palestras, debates e exibição de filmes para os pais e alunos. “Além de promoção de concursos de redação e de desenhos, e outras práticas pedagógicas destinadas aos alunos” diz o artigo terceiro.

Para os profissionais da rede de saúde, estão previstas palestras e debates promovidos por psicólogos, assistentes sociais e profissionais capacitados. “O objetivo central é combater os maus-tratos e violência contra os idosos”, declarou a parlamentar.

Maria ainda apresentou duas indicações que foram aprovadas por unanimidade. Através da 519/2019, com anteprojeto apenso, ela pediu que a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação criasse o Programa Capacitando o Idoso.

Por meio da 520/2019, cobrou da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos a construção de uma ciclovia, às margens da avenida Bruno Martini, no trecho compreendido entre o Aquarela Brasil e o Jardim Portinari.

Na matéria, a parlamentar justifica a necessidade, devido ao “grande fluxo de veículos, pessoas e alunos que transitam no local”.