Maria José defende prevenção e combate a automutilação

por Gilson Santos publicado 02/06/2020 16h37, última modificação 02/06/2020 16h37
Maria José defende prevenção e combate a automutilação

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

Com parecer favorável das comissões de Justiça e Redação, e de Ecologia, Meio Ambiente, Saúde e Seguridade Social, foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei 047/2020, de autoria da vereadora Maria José da Saúde, autorizando a inclusão da Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate a Automutilação, no Calendário de Eventos do município.

A matéria prevê que as atividades sejam desenvolvidas na segunda semana de setembro, com o objetivo de auxiliar e envolver a sociedade na prevenção de qualquer comportamento intencional envolvendo agressão direta ao próprio corpo sem intenção consciente de suicídio, tais como cortar a própria pele, queimar-se, bater em si mesmo, morder-se e arranhar-se.

“A ideia é fazer com que o indivíduo treine e desenvolva seu autocontrole. Além disso busca prevenir, orientar e ajudar os pais e demais envolvidos a afastar o adolescente/jovem da pratica nociva e de problemas pessoais não resolvidos que o levam a automutilação”, justificou a vereadora.

A matéria deve passar por duas novas votações antes de ser enviada para a sanção do Executivo.

A vereadora Maria José também apresentou as indicações 202/2020 e 203/2020. A primeira sugere que sejam disponibilizadas caçambas para descarte de entulhos na Comunidade Águas Claras. O pedido será encaminhado para o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Edilson Rocha Ribeiro (Ticola).

Já a segunda indicação pede a instalação de ponto de ônibus na Avenida André Maggi, esquina com a Rua Paulo Alberto Pan, no Bairro Jardim Boa Esperança. A demanda será encaminhada para os secretários Hermann Friedrichs e Edilson Rocha Ribeiro, Trânsito e Obras, respectivamente.