Maria José propõe a criação do Guia de Saúde na rede pública municipal

por Roneir Correa de Menezes publicado 06/11/2019 14h20, última modificação 05/11/2019 15h39
Maria José propõe a criação do Guia de Saúde na rede pública municipal

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

Durante a 37ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na tarde de ontem (04), a vereadora Maria José da Saúde (MDB) teve duas indicações aprovadas por unanimidade entre os parlamentares. Em uma delas, cobrou do Poder Executivo, a criação do Guia de Saúde na rede pública municipal.

De acordo com a matéria 782/2019, o programa será criado por meio de uma lei, a ser elaborado pela prefeitura. A parlamentar encaminhou em anexo à sugestão, um modelo do Projeto de Lei (PL) que afirma que o objetivo é orientar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre os locais certos para cada tipo de serviço oferecido pelo poder público.

“No guia deverão constar informações sobre os serviços oferecidos pelas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento da cidade, como a relação dos seus endereços e telefones; horário de funcionamento e dos plantões diários; especialidades médicas de cada unidade; especificando os exames laboratoriais oferecidos e relação de hospitais conveniados ao SUS”, justificou ela.

Ainda através da indicação 783/2019, a vereadora cobrou da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos o fechamento da vala de escoamento de água pluvial localizado na avenida dos Jequitibás, trecho entre as avenidas dos Jacarandás e Sibipirunas, no Jardim das Primaveras.

O objetivo é “amenizar os problemas acerca da proliferação de doenças advindas da ausência de higienização desta área e acúmulo de lixo”.