Mário cobra informações sobre isenção de IPTU e fila de espera na saúde

por Maria Helena Benedet — publicado 08/02/2022 18h54, última modificação 08/02/2022 18h54

Foi do vereador Professor Mário (Pode), os dois requerimentos apresentados na sessão dessa segunda-feira (7), na Câmara de Sinop. O parlamentar que saber do Executivo informações sobre isenção de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) a pessoas com deficiência e dados sobre a demanda reprimida de exames, consultas e cirurgias eletivas de Sinop. 

No que se refere à isenção do IPTU, Mário quer saber o número de pessoas que foram beneficiadas em 2021, qual a lei que garante o benefício e o procedimento para a solicitação do benefício. “Fiz a indicação (ao Executivo) de um anteprojeto de lei de isenção do IPTU para pessoas com deficiência física e cognitiva, com laudo e (recebimento) de benefício do INSS. A resposta que me deram foi que essas pessoas já tem o benefício, porém não informaram a lei. Então, fiz o requerimento solicitando explicações de qual é a lei que garante, como isso é feito e qual é o processo de análise para que a população posa ter acesso a esse benefício”, justificou. 

Já sobre a demanda de pessoas que estão à espera de consultas, exames ou cirurgias, Mário explicou que o objetivo é comparar os dados de 2021 e 2022. “É preciso saber o que foi diminuído do ano passado para esse ano (da demanda). Quero saber a quantidade de pessoas que estão aguardando na fila para esses procedimentos”, disse referindo-se ao programa Mais MT, do governo estadual, que reiniciou os atendimentos de saúde que estavam suspensos devido a pandemia. 

Além dos requerimentos, o vereador também apresentou a indicação que pede a instalação de uma ciclovia e de uma pista de caminhada, na Avenida Alexandre Ferronato. A via é a principal ligação do Centro da cidade à universidades, shopping, templos religiosos e bairros.