Mário Sugizaki pede adesão de Mato Grosso ao Programa CNH Social

por José Roberto Gonçalves/Assessoria Câmara Municipal — publicado 09/03/2022 14h17, última modificação 09/03/2022 14h17

Na sessão ordinária de segunda-feira (7), o vereador Mario Sugizaki (Podemos) apresentou indicação para que o Governo do Estado faça a adesão de Mato Grosso junto ao Programa CNH Social, do Governo Federal.

Segundo Mário, o projeto tem por finalidade possibilitar que pessoas de baixa renda obtenham de maneira gratuita a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), benefício que aumentaria o grau de empregabilidade para a população que não tem acesso ao documento.

Diversas empresas buscam um candidato que possui carteira de habilitação, mesmo que dirigir ou pilotar não faça parte da sua função principal. Assim, o candidato que está habilitado possui uma chance maior de vir a ser contratado”, aponta Sugizaki.

O vereador levou em consideração o distanciamento social advindo da pandemia de Covid-19, fazendo com que aumentasse significativamente o serviço de delivery e oportunidades de trabalho como motorista de aplicativo. “Além disso, a CNH tem função tanto de capacitar tecnicamente quem é condutor, como também é aceita como documento de identificação”.

A indicação foi encaminhada ao governador Mauro Mendes (União); ao presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Gustavo Vasconcelos; ao diretor de habilitação Alessandro Andrade; e ao chefe da 19ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Sandro Depiné. Atualmente, 14 estados oportunizam o projeto aos cidadãos, entre eles Goiás e Distrito Federal na região Centro-Oeste.

registrado em: