Mauro quer permutar área do Colonial

por assecom — publicado 28/02/2014 18h11, última modificação 17/12/2014 20h01
Medida visa garantir que a história do município seja preservada

Na busca de uma solução para o impasse que gira em torno da área onde foi construído o Colonial, o vereador Mauro Garcia (PMDB) sugeriu à Prefeitura que adote o sistema de permuta para que a área seja municipalizada. Pela indicação, o município teria que disponibilizar uma área do município ao proprietário do imóvel e assim o Colonial passaria para as mãos do Executivo. 

No local onde o Colonial foi construído foi realizado o almoço de confraternização de fundação de Sinop, em 1974, e também palco de eventos históricos como a vinda do então presidente João Figueiredo, realização da primeira noite cultural, primeiro baile de debutantes, entre tantos outros eventos. Devido ao valor histórico, em 2007, o prédio foi tombado com a criação da lei 971/2007. A meta é transformar o imóvel em um local onde a história de Sinop seja preservada como o museu, por exemplo. 

“Assim o Poder Público Municipal possa reconstruir o prédio destruído recentemente e cuidar do mesmo daqui para frente da maneira que deve ser cuidado, ou seja, com o respeito que a sua história exige”, justificou o vereador referindo-se a queda parcial do imóvel no ano passado que, conforme investigações da polícia, houve sabotagem. Outro problema é a disputa judicial da área.  

Durante a sessão de segunda-feira (24), Mauro Garcia cobrou ainda a instalação de coberturas nos pontos de ônibus localizados nos bairros Vila Mariana, Vila Santana e Vila Lobos. 

Os dois pedidos foram aprovados por unanimidade e encaminhados para o preito Juarez Costa e a Secretaria de Obras, respectivamente.