Moção da câmara será envida aos órgãos ambientais em respeito aos madeireiros

por assecom — publicado 11/02/2015 18h20, última modificação 12/02/2015 19h27

Na última sessão ordinária da câmara sinopense, segunda-feira (09.02) os vereadores aprovaram por unanimidade o encaminhamento de duas moções.

A primeira, de autoria dos vereadores, faz apelo ao governo de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA, para que gestionem junto ao Ministério do Meio Ambiente a revogação da Portaria nº 443/2014, que atinge o setor madeireiro, proibindo a industrialização e comercialização de espécies consideradas essenciais para o trabalho de centenas de pais de famílias e de empresas que exploram a madeira princialmente, no Norte do Estado.

Nesta quarta-feira (11.02) a portaria foi revogada. A portaria 50, que disciplina o tema, foi decidida ontem, e publicada no Diário Oficial que circula nesta quarta-feira (11.02), revogando a portaria 029/2015, publicada pela Sema, em 30 de janeiro, determinando a suspensão da inserção das espécies relacionadas no anexo da Portaria 443/2014, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), no sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestas (Sisflora).

Apesar da revogação, uma mobilização está sendo organizada para o dia 26 de fevereiro em Sinop. O Sindusmad e uma comissão formada pela câmara de vereadores estão organizando o ato. Segundo o presidente do Legislativo, Mauro Garcia (PMDB), a ação visa mostrar a importância do setor para a economia e, que haja respeito para com os empresários e trabalhadores, que muitas vezes são penalizados com normativas que “marginalizam” e freiam o trabalho, desenvolvimento de centenas de famílias.

A comissão da Câmara para organizar o ato tem como presidente o vereador Júlio Dias, Fernando Assunção relator e demais vereadores; Brandão, Professor Wolgrand, professor Hedvaldo Costa e Betão.

registrado em: