Moisés propõe criação do Selo Empresa Amiga da Mulher

por José Roberto Gonçalves/Assessoria Câmara Municipal — publicado 05/04/2022 17h40, última modificação 05/04/2022 17h43

Sinop poderá ter o Selo Empresa Amiga da Mulher para as empresas que cumprirem metas de valorização a plena vivência da mulher no ambiente de trabalho. O Projeto de Lei nº 008/2022, de autoria dos vereadores Moisés do Jardim do Ouro (PL) e Mário Sugizaki (PODE) foi aprovado em segunda e última votação na sessão ordinária desta segunda-feira (04).

A proposta é adotada em São Paulo/SP e em outros estados, como Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso do Sul, com o objetivo de valorizar organizações que valorizem a força de trabalho feminina.

A ideia é protagonizar uma frente ampla de uma nova governança econômica de inclusão e produtividade, tendo em vista que Sinop, em 2021, bateu recorde do número de empresas abertas, conforme dados do Painel Mapa de Empresas do Governo Federal, compilados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, justificou Moisés.

Segundo os autores do Projeto, dados apontam que há 11 anos, o número de novas empresas chegou a 1.328, enquanto no ano passado chegou a 5.157, um crescimento de 288,33%. Neste ínterim, vale destacar que o tratamento desigual entre homens e mulheres ainda é motivo de preocupação dos olhares atentos da sociedade.

Essa desigualdade é uma das mais salientes e perversas formas de discriminação entre gêneros. E um estudo do Banco Mundial (2020) concluiu que reformas legais em prol de políticas públicas direcionadas a maior inclusão de feminina em diferentes esferas da sociedade são cruciais para atingir a igualdade de gênero na economia”, destaca o texto.

O mesmo estudo do Banco Mundial constatou ainda que o empoderamento econômico feminino beneficia a sociedade como um todo, reduzindo desigualdades de renda e produtividade, aumentando a diversidade e a resiliência econômica. “Economias de países considerados altamente desenvolvidos possuem, no geral, altos níveis de igualdade de gênero. De fato, a relação entre o desenvolvimento econômico e a igualdade legal de gênero caminham na mesma direção”, concluiu Moisés.

De acordo com o Projeto de Lei, é preciso engajamento dos setores público e privado, com políticas educacionais e de conscientização, para reverter o atual cenário. O PL segue agora par ao executivo municipal.