Neiva e vereador pedem lei para incentivar cultivo de Citronela

por assecom — publicado 06/06/2013 17h33, última modificação 17/12/2014 20h01
Medida visa incentivar o cultivo da planta para auxiliar no combate da dengue em Sinop, já que a citronela é uma espécie de repelente natural do mosquitos transmissor da doença. Incentivos foram sugeridos para que o cultivo seja feito.

A vereadora Neiva da Alvorada (PMDB) e o vereador Nevaldir Graf, o Ticha (PMDB), sugeriram que o município incentive a população a cultivar citronela com o objetivo de ajudar no combate a dengue em Sinop. A proposta, em forma de indicação, teve apoio de todos os vereadores na sessão da última segunda-feira (03).

Os parlamentares também encaminharam um anteprojeto que sugere a criação de uma lei municipal instituindo uma campanha para incentivar o cultivo da planta que combate, naturalmente, o mosquito da dengue.

Pelo anteprojeto, a responsabilidade pela campanha fica a cargo das secretarias de Saúde e de Agricultura, que fariam a divulgação nas casas, escolas, comércios e indústrias. Os vereadores também sugeriram a distribuição gratuita de mudas da planta nas ações de divulgação e nos mutirões de combate à doença. Ao poder público, os vereadores pediram que sejam plantadas mudas nas margens de rios, praças e canteiros de avenida.

A indicação foi encaminhada ao prefeito Juarez Costa, que decide se envia Projeto de Lei para a Câmara criando o incentivo.