Neiva quer melhor destinação para remédios não utilizados

por assecom — publicado 21/06/2013 18h21, última modificação 17/12/2014 20h01
A medida visa atender a população carente que teria acesso à medicamentos gratuitamente e os remédios vencidos teriam uma destinação correta evitando assim que fossem jogados no meio ambiente sem qualquer controle.

A vereadora Neiva da Alvorada (PMDB) propôs a criação de um Projeto de Lei para dar destinação correta a medicamentos não utilizados por moradores de Sinop. A indicação foi apresentada com um anteprojeto de lei que já foi encaminhado ao prefeito Juarez Costa (PMDB).

A vereadora sugere que sejam criados pontos de coletas para recebimento de medicamentos não utilizados na casa dos sinopenses, que podem estar dentro do prazo de validade ou não.

Segundo a proposta, a Secretaria de Saúde ficaria responsável pela destinação final do remédio, que, se estiver dentro da validade vai para doação seguindo prescrição médica e se estiver vendido ou fora de uso, vai para descarte adequado.

“A matéria se deve em face da necessidade de se encontrar uma solução para diminuir a quantidade de medicamentos vencidos expostos na natureza, sem a destinação final correta. A proposta se justifica uma vez que esse material em contato com o meio ambiente acarreta sérios danos à natureza. Outro benefício é para a população carente que poderá receber medicamentos, sem custos, previamente inspecionados pela Secretaria Municipal de Saúde”, justificou a vereadora.