Olimpíadas da terceira idade proposta por Bortoli é aprovada

por assecom — publicado 03/09/2013 17h38, última modificação 17/12/2014 20h01
Objetivo das olimpíadas é proporcionar à população um envelhecimento saudável e reduzir problemas de saúde.

Depois de passar pelo crivo dos vereadores, o projeto de lei que institui em Sinop a Olimpíada da Terceira Idade, agora a proposta depende da sanção do prefeito Juarez Costa para virar lei. A proposta, de autoria do vereador Ademir Bortoli (DEM), foi aprovada em terceira e última votação na sessão dessa segunda-feira (2).

Bortoli defende que a prática de esportes na terceira idade pode reduzir os riscos de complicações à saúde. “Na relação custo-benefício, o empenho do orçamento pelo incentivo ao esporte e a cultura nessa faixa etária, será certamente compensado pela minimização de doenças causadas pelo sedentarismo e até mesmo pela depressão”, justificou. “Cumpre ressaltar que nosso Projeto de Lei tem um olhar preferencial para o envelhecimento saudável e digno de uma parcela significativa da população sinopense que merece envelhecer com saúde e alegria”, emendou.

Pelo projeto, os jogos seriam realizados anualmente no mês de outubro, destinado pela Organização das Nações Unidas como o mês do idoso. Modalidades como jogos de dama, dominó, baralho, bocha e dança de salão serão obrigatórios.

O parlamentar pediu ainda a criação de uma cartilha que informe os pontos turísticos de Sinop, assim como hotéis, bares e restaurantes.

Informações como direitos do turista e a história da cidade, também devem ser inclusas. A ideia é deixar exemplares em hotéis, restaurantes, além do aeroporto, rodoviária e nos táxis.