Parceria da câmara e prefeitura garante que município dobre repasses a Apae em 2016

por assecom — publicado 27/11/2015 07h30, última modificação 27/11/2015 17h20

Um encontro no plenário da câmara de vereadores de Sinop, nesta quinta-feira (26-11) à tarde, serviu para uma definição que vai beneficiar a Escola Gente e Esperança da Apae. Através de uma parceira do Legislativo e Executivo, no próximo ano, a prefeitura repassará R$ 1,4 milhão para a entidade.

Neste ano, o valor foi de R$ 700 mil e será feito um aditivo de mais 200 mil para cobrir os gastos até o final de 2015.

Participaram da reunião, todos os 15 vereadores, secretária de Educação, Conselho Municipal de Educação, Conselho Administrativo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), além do prefeito Juarez Costa (PMDB) e empresários.

O presidente Mauro Garcia (PMDB) abriu o encontro cumprimentando a todos e convidando os representantes para formar um dispositivo enfrente a tribuna. Em seguida, passou a palavra ao prefeito que anunciou o repasse maior no ano que vem.

“Apresentei a proposta aos senhores vereadores, dobrando o valor para R$ 1,4 milhão em 2016. Poderá ser mais, conforme a economia que se fará pela Câmara e com a devolução, estaremos repassando esta sobra à Apae. O município, continuará sendo o seu maior apoiador”, justificou Juarez.

Uma das preocupações da diretoria da Apae era sobre o período de início de ano. Os convênios geralmente começam a ser elaborados em março, para incio de repasses, porém, conforme o setor de contabilidade da prefeitura, tendo orçamento, poderá ser feito o repasse já a partir de janeiro, o que vai aliviar a situação da entidade.

“Agradecemos a câmara, a prefeitura, pois são recursos que garantem o encerramento das atividades no ano e, a partir do ano que vem, teremos este valor todos os anos, o que nos dará segurança para honrar os compromissos que temos com funcionários e despesas para manter a entidade, fazendo até melhorias”, disse o presidente da Apae, Gustavo Oliveira.

Os vereadores tem trabalhado para a busca de apoio a Apae. Todos assinaram a rúbrica na emenda ao projeto da LOA, que destina recursos a entidade. O projeto já teve duas votações e será votado em última votação, na próxima sessão.

Se não viesse uma solução rápida, a entidade corria risco de suspender as atividades.

Atualmente, a prefeitura repassa R$ 700 mil, o Estado R$ 167 mil e o governo Federal R$ 46 mil. A despesa anual da Escola Gente e Esperança gira em torno de R$ 2 milhões, para atender mais de 210 alunos.

“Com o anúncio do prefeito, a câmara fez seu papel de intermediar uma solução. Agora será feito um novo convênio em todos os meses. A partir de janeiro, fevereiro e março haverá repasses e dará mais tranquilidade para as pessoas que administram a Apae a fazer o trabalho e prestar um bom serviço as pessoas que lá frequentam”, declarou Mauro Garcia.

Apae 4

Apae 3