Parlamentar solicita a superintendência da Caixa contratos entre prefeitura e Governo Federal

por Suzana Machado publicado 05/04/2017 09h51, última modificação 05/04/2017 09h51

Na segunda-feira (03), o vereador Ademir Bortoli (PMDB), apresentou durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Sinop (MT), requerimento endereçado a superintendência da Caixa Econômica Federal, solicitando relatório de todos os contratos de repasses existentes ou em andamento firmados com a prefeitura municipal  e o prazo em que os mesmos expiram.

O parlamentar solicita também informações sobre como está o andamento dos repasses para a aquisição de PSFs, creches e outros equipamentos públicos dos residenciais contemplados pelo programa do governo federal Minha Casa Minha Vida. O requerimento foi feito para que o parlamentar possa saber os prazos de apresentação dos projetos e documentos necessários para a liberação dos recursos federais e estaduais que estão em tramitação para serem liderados e utilizados em obras de bairros como os vilas Mariana, Juliana, America, Lobos, Santana e o residencial Daury Riva, todos contemplados por programas federais.

Doutor em Economia da Unemat, Lindomar Pegorini Daniel, destaca o impacto negativo da possível perda desses recursos para o cidadão. “Por exemplo, se o repasse for para a Saúde e a prefeitura deixar de construir um PSF, o impacto para a sociedade é grande. Os moradores terão que sair de onde moram e procurar atendimento em outro bairro ou na UPA, o que gera transtorno e insatisfação. Outro exemplo é se o repasse não for para obras habitacionais no setor de construção civil, que é um dos maiores geradores de emprego atualmente em Sinop, fator que afetaria diretamente a geração de renda e vagas de trabalho”, salientou Daniel.

Segundo Ademir Bortoli, o objetivo do requerimento é somar com o executivo em prol da sociedade sinopense. “Sabemos do empenho da administração municipal, mas como parlamentar temos o dever de fiscalizar os convênios que destinam recursos para a cidade. Devemos ter cuidado com os prazos para que não se percam recursos federais ou mesmo de emendas parlamentares, porque são estes recursos que fazem Sinop andar. Muitos deles são destinados para a construção de creches, PSFs, pavimentação e construção de conjuntos habitacionais. Temos o dever de fiscalizar, não para apontar erros, mas para somar com a administração pensando sempre no bem comum da comunidade”, finalizou o vereador.