PL de Célio Garcia garante vacina antirrábica preventiva a grupos de alto risco

por Igor Marangon publicado 28/06/2022 17h16, última modificação 28/06/2022 17h16

A Câmara de Sinop aprovou em terceira e última votação, na sessão ordinária desta segunda-feira (27), o Projeto de Lei nº 032/2022, de autoria dos vereadores Célio Garcia (União Brasil), Élbio Volkweis (Patriota) e Mário Sugizaki (PODE), que assegura o direito o direito de recebimento preventivo da vacina antirrábica aos grupos de alto risco ou elevada frequência de exposição ao vírus da raiva.

Incluem-se nestes grupos médicos veterinários, estudantes de medicina veterinária, profissionais de laboratório que trabalham com o vírus da raiva, profissionais que atuam na captura de animais que possam estar contaminados e demais profissionais e estudantes expostos com frequência a situações de alto risco.

“O Projeto de Lei visa assegurar que os grupos de alto risco ou elevada frequência de exposição ao vírus da raiva tenham assegurado o direito ao recebimento da vacina antirrábica humana, mediante comprovação de pertencimento a estes grupos”, destaca Célio, explicando que, apesar de a população em geral ter um risco menor de entrar em contato com o vírus e não necessitar de tal vacina, os grupos prioritários têm um risco maior de entrar em contato com o vírus.

INDICAÇÕES

Além do projeto de lei, o vereador teve duas indicações aprovadas na sessão. A primeira cobra a reconstrução da ponte que liga à Comunidade Adalgisa. Segundo Garcia, moradores pediram uma visita in loco e cobraram a obra para dar maior segurança ao trânsito naquela localidade. A indicação foi encaminhada ao prefeito Roberto Dorner, ao secretário de Obras, Remídio Kuntz, e ao diretor do Prodeurbs, Waldomiro Teodoro dos Anjos.

Na Educação, o parlamentar cobrou a inscrição do nome da escola nas camisetas da Rede Municipal de Ensino na próxima distribuição do kit de uniforme. Ele explica que o Município possui 39 unidades que atendem pré-escola, ensino fundamental e ensino médio, totalizando mais de 17 mil alunos, além de outras que estão em construção.

“Considerando o expressivo número de alunos, o uso da camiseta com a denominação da respectiva escola serve para identificação do aluno no caso de algum incidente no horário escolar, além de fortalecer o relacionamento entre a escola e esse estudante, evidenciando o nome da escola”.

Esta indicação foi encaminhada ao prefeito e à secretária de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato.