PL de Graciele institui "Maio Furta-Cor" em conscientização da saúde mental materna

por Igor Marangon/Assessoria Câmara Municipal — publicado 07/06/2022 17h33, última modificação 07/06/2022 17h33

Agora o mês de maio é dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna. É isso que prevê o Projeto de Lei que institui o “Maio Furta-cor”, de autoria da vereadora Graciele, aprovado durante a 19ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (06).

O Projeto, aprovado em primeira e única votação, prevê a realização de palestras, cursos, seminários e distribuição de materiais informativos, conscientizando a população sobre a importância da saúde mental materna. O mês de maio é foi escolhido devido a celebração nacional do dia das mães, e a cor é em virtude da sua tonalidade que altera de acordo com a luz que recebe.

“É importante tratarmos desse assunto diante da relevância da dedicação à saúde mental das mães, porquanto, apesar do forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental, há um alarmante aumento nos casos de depressão, ansiedade e, infelizmente, suicídio entre mães. Estima-se que 1 em cada 4 mães sofram de depressão pós-parto, sendo que mais da metade desses casos já estão presentes na gestação”, justificou Graciele.

Também de autoria de Graciele, o Projeto de Lei que insere a prioridade de atendimento à menores com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) foi aprovado em primeira votação, e deve retornar para nova apreciação dos parlamentares.

A vereadora ainda apresentou dois requerimentos, em que cobra informações sobre a execução da Lei Municipal 2463/2017, que permite desmembrar, desafetar e destinar imóvel para implantação do Condomínio Portal do Servidor II; e o que questiona sobre a indenização de R$ 3,5 milhões, paga ao Instituto Social de Saúde e Resgate à Vida (ISSRV), e a contratação do Instituto de Gestão de Políticas Públicas (IGPP).

Por indicação, a parlamentar solicitou a reposição de lâmpadas de iluminação pública do bairro Jardim Europa, e a conclusão da pavimentação asfáltica da Rua Bela Vista, no bairro Chácaras de Lazer Bela Vista.

registrado em: