Profª Branca concede homenagem à atleta paraolímpico

por Roneir Correa de Menezes publicado 19/03/2020 13h57, última modificação 19/03/2020 13h57
Profª Branca concede homenagem à atleta paraolímpico

O atleta Adriano Luiz dos Santos Bonkewich foi homenageado na última segunda-feira (16), pela Câmara Municipal de Sinop, pelo desempenho alcançado nas competições paraolímpicas e por levar o nome de Sinop à diversos países.

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 004/2020, que confere à Bonkewich o título Cidadão Sinopense Benemérito, foi apresentado pela vereadora Profª Branca. No documento a parlamentar ressalta um pouco da trajetória do representante sinopense nas competições nacionais e internacionais.

“Adriano nasceu no município de Sinop, desde muito cedo começou a trabalhar em uma madeireira da cidade para ajudar na renda familiar. Aos 14 anos sofreu um acidente de trabalho envolvendo uma serra circular, na qual perdeu a mão esquerda e teve que aprender a lidar com os desafios. O primeiro deles foi reaprender a escrever e fazer as demais atividades com a mão direita porque ele era canhoto. A história dele é uma grande inspiração para muitos”, comentou.

Devido ao acidente Adriano Bonkewich enfrentou a depressão e a obesidade e encontrou a superação das enfermidades no esporte e iniciou a carreira em um clube de natação da cidade. Incentivado pela professora ingressou para o atletismo, sendo competidor paraolímpido e já conquistou inúmeras medalhas.

“Atualmente Adriano tem levado o nome do município de Sinop país afora, sendo que sua próxima jornada irá acontecer no mês de julho em Buenos Aires, a capital da Argentina, onde irá disputar o campeonato Sul-Americano de Paranatação” concluiu ela.

A propositura foi aprovada por unanimidade e deverá ser promulgada pelo presidente do legislativo ainda esta semana.

A parlamentar ainda teve duas indicações aprovadas também por unanimidade. Através da 102/2020 Branca pediu às Secretarias Municipais de Obras e Serviços Urbanos e de Trânsito e Transportes Urbanos a manutenção da sinalização horizontal das ruas e avenidas da cidade.

Na 103/2020 ela pediu ao secretário de Obras a inclusão no cronograma de execução, o patrolamento da rua Valentin Dalastra no Setor Industrial. Essas matérias legislativas serão encaminhadas às respectivas pastas competentes.