Profª Branca homenageia Agentes Comunitários de Saúde

por Roneir Correa de Menezes publicado 13/11/2019 17h05, última modificação 13/11/2019 15h36
Profª Branca homenageia Agentes Comunitários de Saúde

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram homenageados na tarde da última segunda-feira (11), durante a 38ª Sessão Ordinária. A Moção de Aplauso 048/2019 foi concedida pela vereadora Professora Branca (PL) e aprovada por todos os parlamentares presentes.

Na matéria legislativa, a parlamentar destacou a importância do trabalho desenvolvido por esses profissionais que proporcionam qualidade de vida e saúde aos pacientes e fortalecem “a integração entre os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) e a comunidade, auxiliando na promoção do cuidado à saúde da população, alertando, prevenindo e identificando os problemas de cada região”.

O primeiro grupo de ACS de Sinop, com 30 integrantes selecionados pela Secretaria de Estado de Saúde, pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde de Sinop, completa 20 anos de existência. Atualmente o município conta com 151 profissionais distribuídos em 33 equipes.

“Desse total de ACS, dez mulheres fazem parte dos 30 profissionais que iniciaram as atividades no PACS 1999 que continuam na rede municipal de saúde, sendo que oito delas continuam a exercer suas funções, são ativas em suas comunidades e duas estão em desvio de função em decorrência do exercício laboral”, explicou.

Além dessa, Branca ainda teve uma indicação aprovada, também por unanimidade. Nela, ela cobra a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano a construção de estacionamento no canteiro central da avenida Flamboyants, em frente ao Hospital Santo Antônio.

“A referida indicação se faz necessária parta trazer maior comodidade e segurança, posto que os cidadãos de Sinop e região, que precisam fazer uso do referido hospital, já estacionam seus veículos no canteiro central, porém a situação lá é precária, a época de chuva a população sofre com a lama e no período de estiagem com a poeira”, destacou ela na matéria.