Branca sugere estudo para construção do Museu na Praça da Bíblia

por Roneir Correa de Menezes publicado 29/10/2019 19h05, última modificação 29/10/2019 19h03
Branca sugere estudo para construção do Museu na Praça da Bíblia

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

Durante a 36ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na tarde desta terça-feira (29), a vereadora Profª Branca (PL) defendeu a ideia de realizar um estudo de viabilidade para construção de um prédio amplo e moderno na Praça da Bíblia, para abrigar o Museu Histórico de Sinop.

A ideia foi encaminhada para análise da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamentos, através da Indicação 758/2019 aprovada por unanimidade entre os parlamentares. A vereadora justifica que a obra se faz necessário pelo fato de a estrutura atual do museu não comportar a demanda.

“[...] o prédio atual do museu não atende a demanda de nossa população que cresce a cada ano. Além deste motivo, é de nosso conhecimento que o Museu Histórico de Sinop deverá mudar de local, portanto a construção de um prédio próprio, moderno em local de fácil acesso, onde a população já está acostumada a visitar nos momentos de lazer, seria muito importante para nosso município”, defendeu ela.

Branca ainda teve a indicação 759/2019, com anteprojeto apenso, aprovada. Na matéria ela indica à Secretaria de Finanças e também de Saúde, a necessidade de instituir uma legislação municipal obrigando os hipermercados, supermercados e estabelecimentos similares a oferecerem carrinhos de compras adaptados para pessoas com deficiência e diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista.

“A proposição justifica-se com fulcro na Lei Federal nº 13.146, de 06 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), que dispõe em seu artigo 55, parágrafo 2º que nas hipóteses em que comprovadamente o desenho universal de um carrinho de compra não é adaptado a utilização de uma pessoa com deficiência, há a necessidade de uma adaptação ou um projeto específico”, diz parte da matéria.