Projeto de Lei que implanta estágio na Câmara tem primeira aprovação

por Suzana Machado/Assessora de Imprensa — publicado 19/03/2025 08h20, última modificação 19/03/2025 08h44
Projeto de Lei que implanta estágio na Câmara tem primeira aprovação

Foto - Letícia Rocha

O Projeto de Lei 004/2025 que regulamenta estágios de estudantes de nível superior e profissional, na Câmara Municipal de Sinop, foi aprovado em primeira votação durante a 6ª sessão ordinária, realizada na segunda-feira (17). O documento deve passar por mais duas apreciações em plenário. 

A proposta é de autoria do vereador Ademir Debortoli (Republicanos) e tem por objetivo aproximar os estudantes das ações do Legislativo para que possam conhecer mais das atividades e funções de seus cursos dentro da Casa de Leis. 

O projeto destaca ainda que será possível aos discentes obter mais conhecimento em suas áreas de atuação como, por exemplo, direito, jornalismo, marketing, recursos humanos, contabilidade, administração, tecnologia da informação entre outras, garantindo que o estudante possa conhecer na prática sua futura profissão. 

“Por ser remunerado, por meio de bolsa ao acadêmico, os estagiários ainda terão mais uma forma de subsistência, fato que agrega financeiramente em sua realidade, contribuindo com mais condições para os estudantes se manterem em sala de aula e se prepararem para o mercado de trabalho”, acrescenta o parlamentar. 

Em suas Indicações, também aprovadas durante a sessão, Debortoli cobrou do poder executivo melhorias para o bairro Jardim Araguaia. À secretaria municipal de Educação, foi solicitado a construção de uma creche no bairro. “Os bairros em nosso Município estão em crescente desenvolvimento. No Jardim Araguaia e região já residem diversas famílias, o que já demanda a construção de mais unidades educacionais e de atendimento médico para garantir o acesso da população a estes serviços de forma mais cômoda, prática e eficaz”, justifica o vereador. 

Outra cobrança de Debortoli foi direcionada à pasta de Cultura, Esporte e Turismo. A solicitação é para que seja feita manutenção nos equipamentos da academia pública localizada no bairro. 

“Os equipamentos são usados diariamente pelos moradores da região, porém alguns estão sem fixação ao solo, prejudicando o uso e, ainda, oferecendo riscos de acidentes. Desta forma, é necessário que seja realizada manutenção urgente no local, para garantir o uso correto e seguro da estrutura pelos moradores”, frisa o parlamentar.