Projeto estabelece área de segurança nas escolas da rede municipal

por julia — publicado 16/02/2016 19h01, última modificação 16/02/2016 19h01

Preocupado com o aumento dos índices de violência na saída das escolas o vereador Ademir Bortoli (PROS) apresentou, na sessão dessa segunda-feira (16), projeto que estabelece área de segurança escolar num raio de 100 metros de qualquer portão de acesso aos estabelecimentos de ensino da rede municipal.

O objetivo do parlamentar é criar prioridade especial para que o Poder Público realize ações sistemáticas e garantir a tranqüilidade aos alunos, pais e professores. O Projeto foi encaminhado para as Comissões Temáticas, onde será analisado em um prazo de 20 dias.

Uma das ações previstas na matéria é intensificar a fiscalização do comércio ambulante para coibir venda de ilícitos. Além disso, está prevista a melhoria na iluminação pública, manutenção de sinais de trânsito com redutores de velocidade, controle e eliminação de terrenos baldios e prédios abandonados na vizinhança das escolas, além da retirada de entulhos.

“Temos acompanhado o dia-dia das escolas e infelizmente a violência só tem aumentado, gestores das escolas reclamam de depredações, brigas de alunos na saída da escola, aliciação ao uso e tráfico de drogas e assaltos aos alunos na saída da escola. Este projeto não tem a pretensão de solucionar todos os problemas da comunidade escolar, mas é uma série de medidas preventivas para contenção da violência, para que problemas como os apontados pelos diretores das escolas não voltem mais a acontecer”, explica Bortoli

O trâmite do projeto pode ser acompanhado pelo site da Câmara Municipal: www.sinop.mt.leg.br