Projeto inclui programa de educação no trânsito como tema transversal em escolas municipais

por Suzana Machado/Assessoria Câmara de Sinop — publicado 18/09/2017 17h26, última modificação 18/09/2017 17h26
Intuito é de que conscientização seja trabalhada durante todo o ano junto a alunos do ensino fundamental

O Projeto de Lei 108/2017, de autoria do presidente da Câmara de Vereadores de Sinop (MT), Ademir Bortoli (PMDB), institui o Programa Educação no Trânsito nas escolas da rede pública com o objetivo de que as mesmas trabalhem o assunto como tema transversal, conscientizando alunos do ensino fundamental por meio de seminários, palestras, dinâmicas de grupo, simpósios entre outras atividades que envolvam ações relacionadas à educação, prevenção e segurança no trânsito.

Os estudantes deverão saber mais sobre a realidade do trânsito no município, princípios e atitudes que gerem mais segurança, preservação do patrimônio público e promoção da sustentabilidade socioambiental.

Em Sinop, de acordo com dados da secretaria municipal de Trânsito e Transportes Urbanos, em 2016 foram registrados 2.065 acidentes. Até julho deste ano, esse número já alcançava a casa dos 1.383 acidentes no município, fator que demonstra que, até dezembro, os registros de 2017 poderão ultrapassar os do ano passado. “O número de veículos circulando em Sinop cresce diariamente. Motoristas e pedestres precisam aumentar a atenção e se conscientizar cada vez mais sobre as formas que promovem a segurança no trânsito. É importante inserir esses comportamentos no cotidiano dos nossos futuros motoristas também. Além disso, os estudantes são excelentes fontes de informação também para os pais e demais adultos que convivem”, afirma Bortoli.

O projeto ressalta que por meio da educação, a longo prazo, será possível termos motoristas mais conscientes e responsáveis, o que resultará na diminuição dos índices de infrações, acidentes e principalmente de vítimas.

O Programa Educação no Trânsito deverá ser desenvolvido pelas secretarias municipais de Trânsito e Transportes Urbanos e Educação.

O projeto será encaminhado nesta segunda-feira (18) para análise das comissões de Justiça e Redação; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Desporto e Assistência Social da Câmara. Se comprovado sua legalidade, a proposta deve ser encaminhada para votação em plenário na sequência.