Proposta de Betão pode virar lei e bancos terão que instalar biombos

por assecom — publicado 20/05/2014 17h13, última modificação 17/12/2014 20h01
Projeto agora depende de sanção de prefeito para que possa virar lei e bancos terão que instalar proteção em caixas eletrônicos

Depois de passar por duas votações, o projeto que obriga a instalação de biombos em caixas eletrônicos nas agências bancárias de Sinop, espera agora a sanção do prefeito Juarez Costa para virar lei. Na sessão de ontem (19), a proposta, apresentada pelo vereador Roberto Trevisan (PROS), foi votada e aprovada em segunda e última votação. 

Caso o projeto receba o aval do gestor municipal, os bancos terão o prazo de 120 dias para instalar biombos nos caixas eletrônicos, conforme prevê o projeto. O desrespeito à lei, de acordo com a proposta, implicará em advertência e, caso não seja cumprida a determinação, será aplicada uma multa 500 UR’s (unidade de referência). Valor que poderá dobrar caso haja reincidência. As penalidades são resultados de uma emenda apresentada pelo vereador Mauro Garcia (PMDB). 

A proposta do vereador Betão, visa evitar assaltos conhecidos como “saidinhas de banco”. “Nesta modalidade de assalto, marginais observam a movimentação financeira dos clientes no interior das agências e atacam as vítimas em seguida (quando saem do banco)”, explicou lembrando que a proteção impede que outras pessoas vejam as transações que estão sendo feitas pelos clientes. 

Roberto Trevisan também apresentou a indicação que cobra a instalação de iluminação pública da rua dos Cataguás, no bairro Jardim Celeste. Pedido foi aprovado e encaminhado à Secretaria de Obras para que seja implantada a infraestrutura que, segundo o parlamentar, não existe na via.