Rádio Câmara de Sinop será efetivada como primeira emissora legislativa municipal de MT

por Fonte: Sid Carneiro/Assessoria Astral — publicado 05/03/2018 14h30, última modificação 05/03/2018 14h31

A população da cidade de Sinop terá a primeira emissora de rádio legislativa, a Rádio Câmara de Sinop, funcionando possivelmente, ainda neste semestre. A finalização de um projeto técnico neste sentido foi detalhado entre o presidente da Associação de Televisões e Rádios Legislativas Brasileiras (ASTRAL) e Superintendente da TVAL/MT, Wanderley Oliveira e o presidente da Câmara de Vereadores de Sinop, Ademir Bortoli (PMDB), na semana passada,  em Cuiabá.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (PSB), já deu o aval para parceria assinando um Termo de Compromisso formalizado pela TVAL/MT e a Câmara de Municipal de Sinop. “A Assembleia apoiará incondicionalmente a implantação de todas as rádios e tvs legislativas que forem outorgadas para o nosso estado, como forma de aproximar os cidadãos aos parlamentares mato-grossenses”, disse Botelho.
Wanderley Oliveira considerou a reunião, como um desdobramento da visita técnica feita pelo Secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados e deputado federal, Márcio Marinho (PRB/BA), que também é presidente do Conselho Superior da ASTRAL. Acompanharam o secretário, a Diretora da Coordenadoria da Rede Legislativa de Rádio e TV Digital e atual vice-presidente da ASTRAL, Evelin Maciel Brisolla e o Diretor Executivo da SECOM, David Miranda. Após a visita, ficou assegurado o acesso de quatro Câmaras Municipais de Vereadores à Rede Legislativa de Rádio e TV Digital. São elas: Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis e Barra do Garças, sendo que nove outorgas já foram liberadas para Mato Grosso.
“A parceria ASTRAL e Rede Legislativa de Rádios TVs Digitais consolida-se cada vez mais, tendo suas atividades ampliadas em todo o país”, disse Wanderley.

Ademir Bortoli visitou a estrutura da TV e Rádio Assembleia, ampliando o projeto da Rádio Câmara Sinop, também para a secretária de Comunicação da AL-MT, Rosimeire Felfili. Bortoli ficou entusiasmado com o andamento das etapas a serem vencidas para a conclusão do projeto técnico, que permitirá a implantação da primeira emissora legislativa, em sua cidade, que tem 15 vereadores, para 135.874 mil habitantes, segundo estimativas do censo do IBGE, em 2017. “Sinop tem a honra de receber a primeira rádio legislativa, através de uma parceria com a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados. Essa implantação é de grande importância para os anseios da nossa população sinopense, que terá acesso às informações do Poder Legislativo municipal de forma transparente. Vamos mostrar o trabalho de cada um dos parlamentares no município”, avaliou Ademir Bortoli.