Câmara Federal homologa criação da Rádio Câmara Sinop

por Roneir Correa de Menezes publicado 16/12/2020 19h35, última modificação 16/12/2020 19h33
Câmara Federal homologa criação da Rádio Câmara Sinop

Foto: Rudy Roger

O Acordo de Cooperação Técnica para implantação da Transmissão de Rádio FM da Câmara Municipal de Sinop foi assinado na tarde desta quarta-feira (16) pelo presidente da Câmara dos Deputados, em Brasília, Rodrigo Maia (DEM), e pelo presidente do Legislativo Sinopense, Remídio Kuntz (Republicanos). O próximo passo é a publicação do acórdão no Diário Oficial da União (D.O.U).

Com isso, a Câmara de Sinop passa a ter, definitivamente, o canal disponibilizado para transmissão das Sessões Plenárias, bem como a criação da programação local, inclusive com programas educativos e de interesse público.

O canal da Frequência Modulada (FM) será consignado à Câmara dos Deputados através do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, conforme Portaria 472/SEI-MC publicada no DOU no início do mês de setembro.

À próxima gestão da Câmara de Sinop caberá a implantação da Estação de Rádio FM com torre de transmissão, sistema irradiante e toda a estrutura necessária para captar, processar e transmitir os sinais de radiodifusão sonora. No início de 2021, a câmara deverá lançar licitação para aquisição dos equipamentos.

O projeto da Rádio Câmara Sinop foi uma das prioridades da gestão de Kuntz e que trilhou um longo caminho, iniciando em meados de 2019, e desenvolvido com total auxílio de equipe de servidores do Poder Legislativo.

“É uma conquista da população de Sinop. Ela vai fazer vários serviços sociais. Não tem fins lucrativos e poderá ter vários tipos de programação por 24 horas por dia, desenvolvida pelas associações de bairro e entidades públicas, desde que tenha objetivo de informar a sociedade”.

Kuntz ressalta que além de tornar mais transparente os trabalhos desenvolvidos pelos vereadores, prefeito, deputados estaduais e federais, a rádio fará com que as informações dos poderes cheguem também às pessoas mais afastadas. “Ela vai levar a informação àquelas pessoas que não tem acesso à internet, pessoas das fazendas, dos sítios, das comunidades mais afastadas do município”, finalizou.

A Rádio Câmara Sinop é a segunda rádio pública de Mato Grosso e a primeira do norte do estado.