Remídio pede doação de área para Associação do Autista

por Gilson Santos publicado 09/03/2020 19h15, última modificação 10/03/2020 13h47
Remídio pede doação de área para Associação do Autista

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

O pedido foi apresentado na sessão da última segunda-feira (9), através da Indicação 078/2020 encaminhada para a prefeita Rosana Martinelli.

A ideia é que a área, do município, seja doada em regime de comodato para a construção de uma sede própria para a Associação dos Amigos do Autista (AMA), criando condições para melhor atendimento de familiares e dos próprios portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A doença reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5 (referência mundial de critérios para diagnósticos), pessoas dentro do espectro podem apresentar déficit na comunicação social ou interação social (como nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional) e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais.

Apesar de ainda ser chamado de autismo infantil, pelo diagnóstico ser comum em crianças e até bebês, os transtornos são condições permanentes que acompanham a pessoa por todas as etapas da vida.

Também de autoria do vereador Remídio Kuntz foi aprovada a Indicação 079/2020 mostrando ao secretário de Obras e Serviços Urbanos, Edilson Rocha Ribeiro, a necessidade de providenciar a limpeza do barracão da Associação de Moradores do Alto da Glória.