Sandra Donato cobra informações sobre trânsito e pede vigilância armada na UPA

por Marco Stamm publicado 20/02/2025 08h03, última modificação 20/02/2025 08h03
Sandra Donato cobra informações sobre trânsito e pede vigilância armada na UPA

Foto: Vanessa Kienen

A necessidade de reforçar a segurança em unidades de saúde e aprimorar a manutenção de espaços públicos motivou as proposituras apresentadas pela vereadora Sandra Donato durante a 3ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (17). Ela solicitou à Prefeitura informações sobre o cronograma de instalação de faixas elevadas em frente às escolas e creches municipais, além de indicar a contratação de vigilância armada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a limpeza e revitalização de uma área institucional no Bairro Parque das Araras. 

No Requerimento 004/2025, a vereadora solicitou que a Prefeitura informe quais unidades da rede municipal de ensino já contam com faixas elevadas e quais ainda precisam da adequação, conforme previsto na Lei Municipal 2.955/2021. O documento também cobra um cronograma de trabalho para a instalação dessas faixas em locais onde a demanda ainda não foi atendida.  

De acordo com Sandra Donato, a implementação dessas medidas é fundamental para garantir a segurança de alunos e profissionais da educação na entrada e saída das unidades escolares. 

Na Indicação 032/2025, a parlamentar sugeriu a contratação de vigilância armada e a ampliação do sistema de câmeras de monitoramento no entorno da UPA. Ela justificou que a unidade recebe um grande fluxo de pacientes e profissionais de saúde e tem registrado episódios de agressões e tumultos. A medida, segundo Sandra Donato, visa aumentar a segurança para quem trabalha e busca atendimento na unidade. 

Além dessas demandas, a Indicação 036/2025 propõe a limpeza de uma área institucional localizada nos fundos da USF Endira Pichler Testolin, no Bairro Parque das Araras, com a posterior implantação de grama, playground e academia ao ar livre. A vereadora ressaltou que a iniciativa busca oferecer um espaço adequado para lazer e convivência social dos moradores da região.