Sessão é marcada por manifesto pedindo segurança e combate a criminalidade

por assecom — publicado 15/06/2015 22h50, última modificação 16/06/2015 12h08

Mais de 150 pessoas ocuparam os acentos no plenário da Câmara Municipal de Sinop, nesta segunda-feira (15-06), para acompanhar a 19ª sessão ordinária. A maioria vestia roupa preta, num protesto pacífico pelos crimes acontecidos nos últimos dias na cidade, gerando um clima de insegurança no município.

Após da inicio aos trabalhos, os vereadores fizeram breves pronunciamentos e o presidente Mauro Garcia (PMDB), acabou invertendo a ordem da pauta, a pedido do vereador Dalton Martini (PP), colocando o Grande Expediente, passando as votações de projetos, requerimento, moção e indicações para o final da sessão, o que foi aprovado pelos demais legisladores.

O publicitário Leonildo Severo, pai do jovem Eric morto em latrocínio, foi convidado a usar a tribuna representando as pessoas presentes.

Severo que mobiliza a comunidade buscando assinaturas para tentar ampliar a pena para crimes desta natureza, citou o empresário Paulinho Terão, morto no final de semana também após roubarem a caminhonete dele, quando chegava em casa. Lembrou que a vítima esteve presente com a família no momento de angustia nas buscas e no funeral do filho.

"O Paulinho esteve conosco, se indignou com o ocorrido com o Eric e fatalmente, acabou sendo mais uma vítima. Peço aos vereadores que além desta mobilização que já tem feito, possam buscar novos apoios juntos aos seus deputados, senadores para que possamos ampliar este baixo assinado. ", disse.

O abaixo assinado que Leonildo coordena, visa modificar a Lei 353, que eleve a pena de crimes por roubo seguido de morte, para 50 anos de prisão.

Os vereadores também falaram da sessação de insegurança vivida atualmente, da busca por mais efetivo e estrutura das polícias, das cobranças junto ao governo e do engajamento de todos em apoiar a comunidade em ações que pedem providencias.

Na próxima quarta-feira (17-06), o secretário de Segurança do Estado, Mauro Zaque deverá estar em Sinop, participando de audiências e a Câmara de vereadores apresentará uma pauta de reivindicações para que sejam implantadas imediatamente no município.

Existe o comprometimento do governo de adquirir no próximo mês 100 novas viaturas para Mato Grosso, 2,9 mil coletes a prova de balas, 650 pistolas e 250 fuzis, além da convocação de 600 policiais militares e 600 policiais civis até o mês que vem, sendo distribuídos em várias regiõesSevero 1 do Estado.

Severo