Sinop terá semana de prevenção e luta contra Hepatites

por Gilson Santos publicado 15/06/2019 11h40, última modificação 15/06/2019 11h40
Sinop terá semana de prevenção e luta contra Hepatites

Foto: Gilson Carlos

Assessria Câmara Municipal

A “Semana Municipal de Prevenção, Orientação e Luta Contras as Hepatites Virais” foi criada através do Projeto de Lei 054/2019, de autoria da vereadora Maria José da Saúde, e que foi aprovado em terceira e última votação na sessão desta quarta-feira (12).

Uma vez sancionada pela prefeita Rosana Martinelli, caberá à secretaria Municipal de Saúde promover, entre os dias 24 e 29 de julho, ações de prevenção, orientação e luta contra as hepatites virais.

As formas de contagio, no caso da hepatite A, é a ingestão de água ou alimentos contaminados. Na hepatite B, contato com o sangue, tecido contaminado ou relações sexuais. Para esta forma existe vacina disponível nos postos de saúde. 0 tipo C, também é através de contato com o sangue. 0 tipo D É o corre em pessoas portadoras do tipo B. Já no caso do tipo E a transmissão é via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando epidemias em certas regiões.

A vereadora justificou a iniciativa. “Queremos esclarecer e orientar a população a cerca das hepatites virais, alertando a sociedade para este problema de saúde pública, promovendo o acesso à informação”, disse.

O evento de saúde fará parte do Calendário Oficial do Município.